quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ornilo Lundgren faz avaliação do desenvolvimento econômico em Garanhuns

Garanhuns é atualmente um canteiro de obras particulares e governamentais, fato que tem ampliado os empregos formais na Cidade. As construções do programa Minha Casa, Minha Vida; do Centro de Convenções do Sesc; os novos condomínios e obras de construção civil, entre outras, geram novas Carteiras Assinadas, e se configuram como os principais incrementos no crescimento do PIB local.
A empregabilidade também aumenta à medida em que o setor de serviços cresce. A comunidade da Cohab 1 é considerada por economistas, como o segundo centro comercial da Cidade. O crescimento comercial da Avenida Rui Barbosa, além das Avenidas Santo Antônio e Dom José também são pujantes. A área de Ensino Superior, com a implantação de novos cursos, como: Medicina, Direito, Construção Civil, Agronomia, Medicina Veterinária dentre outros, também favorece o fortalecimento da empregabilidade local.
Pólo da Bacia Leiteira, Garanhuns tem sua economia fortalecida pelas Cidades do Agreste Meridional, que acabam interagindo com o Município. A presença de empresas como Bom Gosto, Nestlé, Unilever, Notaro, Grupo Ferreira Costa, Pérola, entre outras, também consolidam o potencial econômico na Cidade.

A atuação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é forte e tem se mostrado relevante quanto ao desenvolvimento econômico apresentado pela Cidade das Flores. A gastronomia local tem se ampliado e o turismo é uma crescente. Segundo a secretaria Municipal de Turismo, anualmente, a Suíça Pernambucana chega a receber um fluxo de 1,5 milhões de pessoas, seduzidos por eventos de grande e pequeno porte.

Com tantas ações que impulsionam o seu desenvolvimento, a Cidade apresentou nos últimos anos, um crescimento superior a casa dos 50% nos empregos formais gerados. De acordo com dados da Relação Anual das Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho, de 2005 a 2010, a Cidade gerou 81.440 empregos, que se comparados ao período de 1997 a 2002, quando foram gerados 51.359 empregos, chega-se a um crescimento na casa dos de 57%. O estudo foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

“Garanhuns está em alta. Essa atribuição de crescimento se deve a ações do Governo Municipal, ante as potencialidades locais em parceria com o povo. Somos uma Cidade empreendedora e isso gera positivismo”, registra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren, que reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae, Senac, Sesc e Senai para o fortalecimento do desenvolvimento local.
CRESCER AINDA MAIS – E as tendências demonstram pleno crescimento para os próximos anos. A ampliação da empresa Pinga Nordestina, por exemplo, vai gerar cerca de 400 empregos diretos e o Shopping Center pretende gerar cerca de 2.000 mil empregos. “Precisamos continuar acreditando em nosso potencial e mostrar aos jovens que eles também podem montar o seu próprio negócio e com isso avançar ainda mais o Desenvolvimento Econômico de Garanhuns”, finaliza o secretário Ornilo Lundgren.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.