quarta-feira, 20 de julho de 2011

Margareth vai cantar axé?


Alguns ritmos que não tem identidade com Pernambuco estão praticamente extirpados do Festival de Inverno. Coisas feito o forró de banda, que Chico César chamou de plástico, que não transmitem nem refletem nossa cultura foi devidamente excluído da programação. Trata-se de uma música feita em laboratório (estúdio) com o objetivo único de ser comercial, tratando de temas simples, como mulher, cachaça e gaia, para falar direto à juventude, incentivando o alcoolismo e a promiscuidade. Letras e músicas são, geralmente, de péssimo gosto!

Outro ritmo é o axé. Nascido de uma mutação do frevo, que chegou à Bahia pelas mãos e guitarras de Dôdo e Osmar, depois unida aos batuques remascentes dos negros e principalmente, seus afoxés. O axé criou uma linha parecida com o forró de plástico, vendeu-se ao lado comercial e foi pro caminho de mãozinha pra cima, dá uma baixadinha, iê, iê, iê, vai descendo, vai! Sai do chão, sai do chão!!! Valorizando muito mais a proliferação de futilidade, sem mensagem alguma, pela simples e pura diversão em massa.

Não é uma crítica fortuita a quem gosta. Pois, sendo comercial, todos têm o direito de exercitar aquilo que lhe faz bem, contanto que não seja ilegal nem importune ninguém.

Mas é comercial, não sendo, pois, cultural.

E, sendo comercial, não combina com nosso evento, que prima pela qualidade, e tem preocupação com a tradição pernambucana. Então não dá investir nosso dinheiro em cantores que vem mandar o povo baixar numa boca de garrafa, nem em bandas que se sustentam em mulheres semi-nuas, e que mandam insistentemente a rapaziada beber.

Margareth Menezes tem potencial e repertório para fazer um show alto astral sem ser piegas e desnecessário. São baianos também Raul Seixas, Caetano, Caymmi, Gal, Bethânia, João Bosco, e a gente espera que o espírito desse povo baixe hoje em Margareth Menezes, que é energia pura!

Até existem boas canções no repertório de Ivete, Daniela, Chiclete, Araketu, entre outros grupos de maior sucesso, mas geralmente são ofuscados pela grande quantidade de músicas descartáveis da Axé Music.

Nesta noite de quarta-feira ainda tem Roberta Sá e Daúde, que se apresenta ao lado de Nelson Sargento. Quem abre a noite é Lucas Notaro, que está com um trabalho maravilhoso e que merece ser conhecido pelo público do festival.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.