segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pesquisa ou indicação, qual o critério que o governador vai adotar em Garanhuns?


Já disse aqui que temos mais de uma dezena de pré-candidatos em Garanhuns que esperam a indicação do governador. Muitos só saem candidato se tiverem o seu apoio, ou melhor, a grande maioria, e alguns deles nem aparecem nas pesquisas, mas sabem que se estiverem de mãos dadas com o homem, a coisa se torna possível.

Porém têm as pesquisas por aí, que indicam algumas preferências, e são sempre citados os nomes já conhecidos do eleitorado, naturalmente. Zé da Luz, Izaías Régis, Aurora Cristina, Sivaldo Albino, Fernando Ferro, Adolfo Lopes, Silvino Duarte, Paulo Camelo, entre outros. São políticos que já passaram pela experiência das urnas.

Outros possíveis candidatos e neófitos na política eleitoral como Pedro Falcão, Alexandre Marinho, Márcio Quirino, praticamente não aparecem. E como esperar que o governador indique?

Aí é que está. Qual o critério?

Se ele disser -"vamos olhar as pesquisas", vai apoiar quem tá na frente e tem mais condições olhando apenas as intenções de voto? Vai olhar também percentuais de rejeição?

A outra possibilidade é o nome ser indicado, sair daqui como a proposta de um grupo, formado pelo maior número de partidários e lideranças possível. Chegar dizendo que o nome em Garanhuns é fulano de tal.

Se o critério for pesquisa, o nome será um já conhecido do povão. Se for escolhido por um grupo, é provável ser um nome novo.

Imaginar que qualquer um deles terá unanimidade é inocência, mas dá pra formar um grupo com a maioria, é o que está tentando as lideranças regionais do PSB, indicar um nome ao governador que seja viável eleitoralmente.

Pode ser de fora do partido? Pode sim, pois imagino que os diálogos serão abertos, mas pelo andar da carruagem acho que o partido do governador entra no jogo como protagonista.

E tem mais, quanto mais pré-candidatos tivermos neste momento é bom. É bom pra cidade que Izaías queira, que Zé da Luz se movimente, que Fernando Ferro se posicione e entre na disputa. Mas que possam usar seus dividendos políticos para trabalhar pela cidade.

E também que surjam novas alternativas, novas opções para renovar nossa política.

Tem muita gente imaginando que com a aproximação do PSDB ao governador, até Silvino pode participar das conversas. Acho difícil, mas como se trata de política e o governador tem sido um coração de mãe...

Imagina se Silvino consegue reverter a sua inelegibilidade!

Tá todo mundo se movimentando. Pedro Falcão trouxe seu domicílio eleitoral para Garanhuns. Alexandre Marinho está com um pé no PSD de Kassab. Sivaldo trouxe Jungmann e reafirma sua candidatura a prefeito. Aliás, 2014 também já começou.

Portanto, se alguém quiser ser o candidato sem olhar as pesquisas vai ter que ser pela indicação da maioria, ratificada pelas principais lideranças locais e regionais atreladas ao governo de Eduardo Campos.

E aí? O que acham? Pesquisa ou indicação? Talvez ambos.
Pra terminar, se Ferro realmente quiser topar a parada, precisa demonstrar com vontade e protagonizar a articulação para viabilizar sua candidatura. Deve chamar a responsabilidade pra si, como o craque de um time!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.