quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projeto Recicla Pernambuco será implantado em Garanhuns

Com o objetivo de desenvolver e instituir no âmbito do Município de Garanhuns, o Programa de Reciclagem no Estado de Pernambuco, com base na Legislação atual que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira, realizou na manhã da última segunda-feira, dia 18 de julho, a assinatura do termo de adesão para que o Projeto venha a ser implantado em Garanhuns.

Além de Garanhuns, também participam da iniciativa, municípios da Mata Sul e do Sertão. No Agreste, além da Cidade das Flores, Arcoverde também será beneficiada com o Projeto, que visa fomentar a coleta seletiva de resíduos sólidos e estimular a redução, reutilização e reciclagem desses resíduos, por meio de ações sociais de inclusão sócio-econômica dos catadores de materiais recicláveis, de forma a melhorar a qualidade dos serviços de limpeza urbana nos Municípios do Estado de Pernambuco.

“Nós queremos que nossa Cidade seja referência como meio ambiente. Nós já temos o Aterro Sanitário e, além disso, a Associação Nova Vida de catadores de material reaproveitável de Garanhuns – ASNOVE. Também contamos com a ONG Eco Nordeste, que também trabalha a questão ambiental. Nós já vínhamos, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizando uma campanha permanente de coleta seletiva. E a partir de agora, após a adesão ao Projeto, Garanhuns sai na frente e passa a fazer parte do Recicla Pernambuco”, argumentou Ornilo Lundgren, secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns.

O Projeto Recicla Pernambuco também promoverá ações de fortalecimento de comunidades locais que vivem da coleta de lixo, estimulando o desenvolvimento integrado das pessoas a partir da organização de cooperativas e/ou associações catadoras de materiais recicláveis, adotando políticas públicas consolidadas para a destinação final de resíduos sólidos.

“Somos parceiros deste Projeto inovador e trabalharemos junto a Comunidade, bem como a ASNOVE no tocante a educação ambiental. Nossa função será encaminhar a campanha de reciclagem em Garanhuns. Para isto montaremos uma estratégia, concentrando as atividades em determinados bairros. Além disso, capacitaremos os catadores para que eles entendam a logística reversa e saibam distinguir o que é reciclável ou não. Sempre estivemos em contato com a Associação e percebemos que havia um desânimo por parte dos sócios. Agora, com essa novidade, eles estão muito eufóricos e retomando suas atividades na Associação”, destacou Geraldo Mouret, diretor de Comunicação da ONG Eco Nordeste.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.