quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Enquete de prefeito em Garanhuns - Resultado final


Existem dezenas de opções de pré-candidatos em Garanhuns, com todos os perfis possíveis. Gente experiente, gente nova, políticos tradicionais, novas apostas, trabalhadores, empresários, gente de esquerda, gente de direita, etc.

O ex-prefeito Silvino Duarte despontava como preferido do eleitor, mas ficou inelegível.

Aí a coisa embolou.

Para saber como ficou o quadro, colocamos uma nova enquete com todos os nomes sondados. Alguns foram citados pela população ou setores da sociedade. Outros demonstraram interesse. Mas a verdade é que da lista em nossa enquete, todos estão no jogo, e podendo até entrar mais gente.

Foram 565 votos, e o resultado foi este:

Izaías Régis 157 (27%)
Fernando Ferro 89 (15%)
Aurora Cristina 48 (8%)
Pedro Falcão 43 (7%)
Sivaldo Albino 40 (7%)
Zé da Luz 19 (3%)
Alexandre Marinho 18 (3%)
Paulo Camelo 17 (3%)
Zaqueu Lins 16 (2%)
Adolfo Lopes 11 (1%)
Dimas Carvalho 8 (1%)
Leonardo Dias 7 (1%)
Bartolomeu Quidute 6 (1%)
Márcio Quirino 6 (1%)
Eudson Catão 5 (0%)
Givaldo Calado 5 (0%)
Ivan Rodrigues 4 (0%)

Outro 34 (6%)
Branco/Nulo 32 (5%)
.
Agora comigo: Paulo Camelo sempre reclama oportunamente da "Legião Estrangeira" que tenta entrar politicamente na cidade. Embora esta questão seja subjetiva, pois tem muito garanhuense que não bate um prego numa barra de sabão e muito "estrangeiro" que já tem dado contribuições a nossa cidade, o resultado da pesquisa mostrou que o nosso e-leitor pensa como Paulo. Assim, nomes como Leonardo Dias e Eudson Catão, que têm suas trajetórias políticas ligadas a outos municípios, não emplacaram.

Mas dois nomes caíram na simpatia do nosso e-leitorado: Fernando Ferro e Pedro Falcão, justamente pelo critério da contribuição. Ferro é de Bom Conselho, mas sua história é contada a partir de Garanhuns, assim como Pedro é de São João, mas sendo diretor da UPE, tem participado ativamente do cotidiano da cidade.

Olhando o resultado de trás pra frente, a gente começa a ver quem a galera não gostaria que chegasse à condição de prefeito. São nomes "tradicionais" da nossa política, Dr. Ivan, Givaldo, Márcio e Bartolomeu. É como se alguém dissesse que gostaria de experimentar novos nomes.

A enquete teve um resultado em blocos. À frente ficou Izaías, que liderou durante todo o tempo, mas nas últimas horas colocou esta vantagem. Atrás ficou Fernando Ferro, surpreendendo muita gente. Será que o deputado federal já começa a pré-campanha com esta força toda, na frente de gente que já está na estrada?
Essas duas primeiras colocações aqui no blog não surpreende. Izaías tem hoje a melhor estrutura, assessoria profissional e está com seu nome colocado, além de ser o deputado do município.
Ferro tem sido defendido pelos formadores de opinião na cidade, que gostariam de ver o impacto de um nome respeitado nacionalmente e com livre trânsito em várias instâncias governamentais assumindo o controle executivo da cidade.

Depois dos dois vem um bloco com Aurora, Pedro e Sivaldo. Aurora e Sivaldo são os nomes mais fortes neste momento da oposição municipal, e acredito que devam se unir, porém neste instante, os caminhos são opostos. Pedro passaria a ser a alternativa de um novo nome caso não tivéssemos na campanha o deputado Fernando Ferro.

Outro bloco também foi formado, e heterogêneo. Zé da Luz, Alexandre Marinho, Paulo Camelo, Zaqueu Lins e Adolfo Lopes. São alternativas no processo eleitoral. Zé da Luz poderia ter aparecido melhor, devido seus votos nas últimas eleições. Mas seu eleitorado não está aqui.
Alexandre aparece como uma alternativa aos nomes de Fernando Ferro e Pedro Falcão, não é um político tradicional mas traz consigo uma bagagem administrativa e conhecimento técnico que utilizado politicamente pode impactar o município.
Paulo Camelo é um socialista romântico, infelizmente Paulo não se articula, e acaba fazendo campanhas solitárias, mas tem peso e conhecimento político que precisam ser exercitados em uma administração.
Zaqueu teve mais de 4 mil votos para vereador e diz que será candidato a prefeito, não demonstra ainda ter cacife para isso, e Adolfo Lopes, foi muito bem votado na última eleição, mas acho que só entraria agora em condições de vencer.

Creio que numa pesquisa de rua a coisa muda de figura. Aparece mais o nome de Zé da Luz e cai o de Fernando Ferro. Aurora tem a frente das oposições, mas Sivaldo está colado. 

Vejam que não falei em partidos políticos, mas toda essa discussão passa obrigatoriamente por eles.

NINGUÉM VAI MUDAR GARANHUNS SEM PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA POLÍTICA DA CIDADE, por isso a sociedade não consegue influenciar os rumos do município. Na última eleição ficou reclamando da falta de opções, quando na verdade é ela mesma quem não conseguiu criar sua própria alternativa.

Que acham?
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.