quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Indústrias para Garanhuns - Temos ou não temos o tal perfil?


Nos últimos meses foram anunciadas diversas indústrias para o estado de Pernambuco, de uma só vez tivemos o anúncio de quase duas dezenas, em diversas regiões do estado. Indústrias de todos os portes, porém, Garanhuns não foi contemplada e isso gera insatisfação e debate: Temos ou não temos perfil industrial?

A AD-Diper abriu licitação para reestruturar nosso distrito industrial, aliás, esta notícia é a manchete do jornal FOLHAVOX #17.

O deputado Izaías Régis construiu seus mandatos sobre três alicerces: A saúde e os centros de atendimento populares; O turismo e seus festivais (que deixaram de acontecer desde o ano passado) e a formação técnico-profissional para gerar mão-de-obra qualificada através de entidades como SESI (que chegou a Garanhuns) e SENAI, além de entidades como o IFET que já está funcionando e outras instituições públicas e privadas. Contou a favor de Izaías o fato de ser oposição na época, e o discurso de que as coisas poderiam mudar. Hoje, aliado do governador, não tem força política para atrair essas indústrias, e a sociedade não consegue se mobilizar para fazer estas cobranças aliada aos seus representantes políticos aqui votados.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município tem feito um trabalho de geração de empregos em micro indústrias, em comunidades carentes e formando mão de obra para serviços primários.

Diante desse quadro, e pela falta de representatividade política em um grau superior, temos visto nosso distrito industrial minguando, até perdendo parte daquilo que já tivemos um dia funcionando.

Café DoBom, CID, Coca-Cola, Hora-Norte, Plagal, Móveis Eldorado, IRGA, Ferreira Costa (material de construção), Indiano, Fábrica de postes, etc.

Para entender esse desmonte e se realmente a cidade não tem perfil industrial, perguntamos em nossa enquete, e mesmo a população entendendo que precisamos de grandes indústrias, percebam que não é a maioria, o que demonstra uma falta de debate e conscientização da nossa população sobre a potencialidade para o setor, pois deve ser esta mesma visão que tem o Palácio do Campo das Princesas.

Você pensa que...

Garanhuns precisa trazer grandes indústrias 74 (46%)
Garanhuns precisa pensar em micro e médias indústrias 40 (25%)
Definitivamente, Garanhuns não tem perfil industrial 44 (27%)
 
Quase um terço da nossa população entende que não temos este perfil de atrair indústrias. Um quarto acredita que a saída é mesmo investir nas micro e médias empresas. Percentuais que não podem ser desprezados.
 
Mas a maioria gostaria de ver um distrito industrial pujante, funcionando com grandes indústrias, gerando empregos e riquezas para a região. E eu estou com esta turma daqui!
 
É tudo uma questão técnico-política. Se o governador quiser e as condições técnicas permitirem, indústrias aqui chegarão, e pronto!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.