terça-feira, 22 de novembro de 2011

Todos os municípios do estado terão SAMU e Garanhuns terá também hospital para pequenas cirurgias

Tá no JC.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai cobrir todo o Estado até o fim de 2012. A promessa de universalização foi feita neta segunda (21) pelo governador Eduardo Campos, no Recife, durante lançamento do Piso Estadual da Atenção Primária em Saúde, verba que ajudará todos os municípios a pagar parte das despesas com ações básicas do SUS, até então custeadas só com dinheiro municipal e federal. Na ocasião, o governador também anunciou o início da construção das UPAs de Especialidades. A primeira será em Petrolina, Sertão, com início de implantação entre o fim deste ano e 2012.

Das 185 localidades de Pernambuco (184 municípios e o distrito de Fernando de Noronha), apenas 38 são atendidas pelo Samu. São ao todo 104 ambulâncias para 20,5% do Estado, socorrendo vítimas do trânsito, de acidentes domésticos e no trabalho, de agressões e de mal súbito. Região Metropolitana, Caruaru e Petrolina já contam com o serviço acionado pelo telefone 192.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, serão adquiridas mais 123 unidades básicas e 24 avançadas, elevando a frota para 251 veículos. Quatro centrais vão funcionar, regulando os atendimentos. Além do Recife e Caruaru, já existentes, será criada uma em Serra Talhada, e dado status regional a Petrolina, onde o serviço é restrito ao município.

UPAS - O Estado pretende construir 11 Unidades Pernambucanas de Assistência Especializada (UPA de Especialidades ou UPAE), diminuindo o estrangulamento entre a rede básica, do Saúde da Família e postos tradicionais, e os grandes hospitais. Nesses espaços, de apoio diagnóstico e consultas especializadas em cardiologia, endocrinologia, urologia, nefrologia, neurologia e infectologia, por exemplo, serão atendidos pacientes encaminhados dos postos municipais ou mesmo de uma UPA (urgência estadual). Lá poderão ser submetidos a exames como ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros.

A primeira UPA de Especialidades será em Petrolina. Tereza Campos informa que a unidade terá urgência clínica e odontológica, diferencial em relação às outras. Funcionará na Avenida Coronel Antônio Honorato Viana, próximo ao Centro Social Urbano, com investimento de R$ 18 milhões em obras e equipamentos.

Recife, Garanhuns e Caruaru ganharão um segundo modelo, com hospital dia para cirurgias pequenas, e terá custo total de R$ 20 milhões. O terceiro modelo, só com consultas e exames, será implantado em Limoeiro, Palmares, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Afogados da Ingazeira.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.