CLIQUE NAS IMAGENS PARA CONFERIR NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE

domingo, 8 de julho de 2012

O novo Relógio das Flores de Garanhuns


Esta semana a prefeitura termina a reforma do Relógio das Flores, depois de muita polêmica por conta da demora da conclusão. O convênio com o Governo Federal foi rescindido, inclusive a prefeitura até devolveu dinheiro, e resolveu fazer todas as reformas previstas no projeto com recursos próprios. A demora na liberação das verbas por parte da Caixa Econômica acabou gerando uma série de críticas por parte da população, pois além da Praça Tavares Correia, onde fica o Relógio, as praças Dom Moura e Irmãos Miranda também passaram mais de um ano com as reformas paradas.


Pelo cronograma, a Praça Irmãos Miranda será entregue também esta semana, porém sem a coberta, que está sendo confeccionada por uma empresa do setor de engenharia. E a Praça Dom Moura também será entregue durante o Festival de Inverno, porém sem a pintura, devido os tapumes de proteção que estão sendo colocados para o evento. Mas o piso e a jardinagem estarão teminados.

Voltando ao Relógio, algumas novidades serão vistas pela população, como o novo Centro de Informações Turísticas, as luzes de LED nos números do relógio, flores no entorno do círculo, novas árvores que estão sendo plantadas, como Ipês, Pinheiros e Baobás, que darão uma nova arborização ao local.

O passeio da praça foi todo calçado com pedras, permitindo a locomoção inclusive de cadeirantes. Novos bancos e postes de iluminação estão sendo colocados. Aliás, serão mais de 20 novos bancos, criando um local de visitação e permanência.

Como o projeto paisagístico acaba deixando à vista muito concreto, e as plantas foram plantadas recentemente, e portanto podem demorar para rearborizar a área, creio que novas críticas serão feitas por algumas pessoas, mas será uma questão de tempo para o verde voltar a dominar a praça do Relógio.

Há a possibilidade de acontecer uma reinauguração por parte da prefeitura no final da semana.

Confira as imagens.


O acesso ao Relógio das Flores e todo o passeio interno da praça está calçado com pedras, facilitando o acesso, inclusive de portadores de deficiência
Flores contornam o Relógio, que recebeu luzes de LED para iluminar os números à noite
Os tapumes estão sendo retirados, mostrando como está ficando a praça reformada. Os turistas já aproveitaram o final de semana para tirar fotos no mais simbólico ponto turístico da cidade
Vejam os caminhos calçados. Ao fundo, o Centro de Informação Turística, onde vão funcionar também a segurança e os banheiros para os visitantes
A arborização contará com novos Ipês, Pinheiros e até Baobás, que no futuro devem ofertar uma vista mais verde da praça. A nova grama foi completamente colocada e flores nos jardins, agora mais definidos.
O patrono da praça, Tavares Correiaa, observa o final da reforma, cobrada pela população e que deve ser entregue ao convívio turístico na sexta-feira, em pleno Festival de Inverno!

Um comentário:

Gigio disse...

Onde estão as lindas árvores que tinha alí? Não gostei disso...

Giovanni oliveira

COMPARTILHE NOSSAS POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS

CADASTRE SEU E-MAIL

AS MAIS ACESSADAS DOS ÚLTIMOS 30 DIAS