quarta-feira, 4 de julho de 2012

Programação do Festival de Inverno divide opiniões - Eu acredito ser uma das melhores!


Há sempre a expectativa para a programação do Festival de Inverno, e como anda demorando pra sair, a ansiedade aumenta, principalmente na cidade. Na internet, milhares de acessos mostram que gente em todos os lugares esperam a programação para definir suas férias, se vêm ou não para Garanhuns, ou até para poder incentivar os amigos a virem passar ao menos um final de semana curtindo o maior evento multicultural da América Latina.

O resultado de nossa enquete demonstra duas questões que devemos abordar. Primeiro, esta ansiedade. Ao lançarmos a enquete, vimos rapidamente muita insatisfação com a programação, porém os índices dos insatisfeitos nos últimos dias caiu cerca de 10%, ainda terminou alto, mas mostrou que as pessoas foram descobrindo aos poucos a grande programação que temos este ano. O festival é multicultural, e a programação em todos os polos está muito bem servida.

A outra situação a ser abordada, e esta é mais delicada, é que o público de Garanhuns, em sua maioria, jovens acostumados com as festas populares, preferem uma programação voltada para este perfil, o que foge da proposta do festival. Tivemos quase mil e-leitores na enquete, o que mostra que tivemos acima da média, e portanto, um público eclético, que queria uma programação mais popular também votou. Não concordamos, a programação do FIG este ano retorna às suas raízes de qualidade musical, e expande a programação que atende diversos segmentos culturais, cada vez mais abrangente e enriquecedor.

Creio que o público-alvo do Festival, em todo o Nordeste, à medida que veio ao blog buscar a programação, foi alterando o resultado que tínhamos, e mais alguns dias de votação, poderíamos ter uma mudança ao final. A soma dos insatisfeitos que beirou 60% nos primeiros momentos, acabou em 48%, bem próximo da soma daqueles que aprovaram a programação.

Precisamos descobrir que o FIG não é para Garanhuns, é um investimento monumental para girar a economia local, e isto só acontece se tivermos nomes que impulsionem o turismo. Nós podemos até curtir intensamente, todos os polos e palcos, mas lembrando que trabalhamos na cidade, e o FIG, em sua plenitude é para quem pode tirar 10 dias de férias, pagar bem por isto e investir em Garanhuns.

Quem deseja programação popular, tem oportunidade em toda região praticamente todo o ano. O FIG está aí para proporcionar a arte em toda parte, para nós e nossos estimados visitantes. Para ficar bem mais que a festa em si, para fazer as pessoas crescerem culturalmente.

Tenho receio sobre que tipo de programação teríamos se a Fundarpe desse ouvidos a quem não gostou da programação deste ano, a meu ver, repito, impecável!

Confira o resultado da enquete:

O que achou da programação do Festival de Inverno para a Esplanada Guadalajara com os grandes nomes da música nacional?
Ótima, excelente! 220 (23%)
Boa, acima da média! 150 (16%)
No nível de anos anteriores. 108 (11%)
Esperava mais. 297 (31%)
Não gostei. 157 (16%)

Total de Votos: 932
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.