terça-feira, 9 de outubro de 2012

O que vai acontecer ao Instituto Ponte do Desenvolvimento que fraudou todas as pesquisas?


Magno Martins foi acusado de tendencioso, para ser mais suave nas acusações que sofreu em Garanhuns, quando divulgou a pesquisa que fez com o Instituto Opinião em nossa cidade. Seus números acertaram em cheio, e não apenas por aqui, mas em quase todos os municípios onde estiveram presentes. Martins depois disse que as acusações que sofreu foram covardes.

O DatAgreste, de Audálio Filho foi impressionante, acertou na mosca, e fazia pesquisas semanalmente, infelizmente não podia publicar, por escolha de seu responsável, Audálio Filho.

Mas duas pesquisas deram o que falar. Primeiro a de Antônio Lavareda, Ipespe, que botou fogo no final da eleição apontando uma diferença irreal de apenas cinco pontos a favor de Izaías. Acabou animando os correligionários de Zé da Luz que apostaram tudo nos últimos dias.

Mas nenhuma foi tão surreal quanto as do Instituto Ponte do Desenvolvimento. Os números manipulados nunca corresponderam com a verdade. E pior, acabaram prejudicando quem delas se utilizou. Vejam três exemplos:

1. Correntes.
Júnior Lúcio, candidato a reeleição, apontado com quase 70% dos votos, praticamente eleito e com larga margem, acabou acreditando na vitória, acomodou, deixou a cidade com alto índice de abstenção e foi surpreendido com a derrota por apenas um voto. A pesquisa foi tão ridícula que o juiz proibiu sua veiculação.
2. São João
Situação parecida com Correntes, aliás, tão parecida que até os números foram praticamente os mesmos. parece que o IPD não se deu ao trabalho nem de fazer a pesquisa, escolheu os números no escritório mesmo e mandou publicar. Foi a única cidade que a justiça autorizou a publicação da pesquisa do instituto.
3. Garanhuns
No panfleto jogado nas ruas anunciava a frente de Zé da Luz com 44% contra 38% de Izaías. Um absurdo comparado ao resultado final que deu 58% a 35%, para o deputado.

Claramente as pesquisas foram fraudadas no intuito de favorecer candidatos, mas o tiro saiu pela culatra, pois nos dois primeiros casos acabou por gerar uma acomodação de última hora, e em Garanhuns, além de enfrentar a justiça, que colocou uma nota de rádio que era veiculada de 15 em 15 minutos, ainda fez muita gente perder dinheiro, aliás, muito dinheiro, não acreditando que a frente de Izaías seria tão grande.

O IPD foi irresponsável, buscando influenciar na eleição, mas acabou prejudicando muito mais a quem achava que dela se beneficiaria.

Contra a pesquisa deste IPD sou mais nossas enquetezinhas aqui no blog!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.