quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Projeto para reduzir acidentes com motos chega a Garanhuns‏



O projeto Salvando Vidas, uma iniciativa do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam) e do projeto Moto Amiga, será implantado em Garanhuns. O Salvando Vidas que tem como objetivo desenvolver ações preventivas, educacionais e de fiscalização para tentar reduzir o número de mortos em acidentes com motos em Pernambuco. A parceria foi firmada durante uma reunião, nesta segunda-feira (09), entre o coordenador do Cepam, médico João Veiga, a presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Garanhuns (AMSTT), Ana Maria Rossini, e o representante do Moto Amiga, Guto Alves.

No encontro, ficou decidido que a AMSTT vai georeferenciar os 20 pontos onde mais acontecem acidentes com motos na cidade. Depois desse levantamento, serão realizadas ações para resolver os problemas, sejam eles de competência municipal, estadual ou federal. A presidente da AMSTT, Ana Maria Rossini, também se comprometeu a intensificar a fiscalização da motos irregulares e das cinquentinhas. “Vamos reformular a legislação que regula a atuação dos mototaxistas e já temos um projeto de lei pronto para regulamentar as cinquentinhas”, disse Ana Maria.


Na ocasião, João Veiga disponibilizou a estrutura e tecnologia do Cepam para ajudar a AMSTT a fazer o georeferenciamento dos 20 pontos críticos da cidade. “O georeferenciamento é o primeiro passo. Depois, vamos adotar medidas para resolver os problemas ou falhas que podem estar causando acidentes. Além disso, teremos ações educativas e de fiscalização”, disse o coordenador do Cepam. Entre as propostas definidas na reunião está a realização de um fórum regional sobre os acidentes com motos, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, já se tornou uma epidemia no estado.

As ações educativas e preventivas serão desenvolvidas pela projeto Moto Amiga, coordenado pela Assohonda (Associação Brasileira de Distribuidores Honda), através da NOA Nordeste II, Núcleo Operacional Assohonda, que atua nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Em Pernambuco, o Moto Amiga atua em parceria com o Cepam e com a Operação Lei Seca. “Podemos ministrar gratuitamente cursos de pilotagem defensiva e também fornecer todo o material que pode ser usados na elaboração de cartilhas educativas”, destacou Guto Alves, presidente do NOA II.

Além de buscar uma aproximação com o público interessado em motocicletas por meio de conteúdo informativo, criativo e irreverente, o Moto Amiga tem o objetivo de destacar ações que a Honda e suas concessionárias já vêm realizando para alertar todos os consumidores sobre como pilotar defensivamente. O Centro Educacional de Trânsito Honda – CETH, na cidade do Recife, em Pernambuco, o site piloto Honda Mais, o site www.honda.com.br/harmonianotransito, um convênio entre a Assohonda, o Detran/PE e o NOA Nordeste II, treinamentos oferecidos na empresa e concessionárias, vídeos e folders educativos, formação de condutores e ações educativas são alguns exemplos dessas ações.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.