GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

UNOPAR GARANHUNS

sábado, 2 de abril de 2016

GARANHUNS AZUL: LEIS GARANTEM PROTEÇÃO AOS DIREITOS DOS AUTISTAS NO MUNICÍPIO



Desde 2014 a legislação municipal de Garanhuns conta com leis que fortalecem as ações de inclusão, proteção e atendimento à pessoa com autismo no município. As referidas leis, de autoria do vereador Audálio Filho, e sancionadas pelo prefeito Izaias, criaram a política municipal de atendimento e a semana de incentivo à inclusão dos autistas.

LEI 3992/14 – Cria a Política Municipal de Atendimento aos Portadores de Transtornos do Espectro do Autismo em Garanhuns. Dentre vários pontos constantes na referida lei se destacam os seguintes:

· As diretrizes para ações de reconhecimento do autismo como uma especialidade única e a sua inclusão em ensino regular;

· Garantia dos direitos da criança com autismo na escola;

· Autoriza o município a firmar convênios com entidades públicas, privadas e instituições voltadas à inclusão da pessoa com autismo;

· Utilizar recursos provenientes do SUS de acordo com a Portaria Nº1635 do Ministério da Saúde;

· Rastreamento precoce do autismo nas unidades de saúde e de educação;

· Incentivo a formação de um núcleo especifico para atenção as necessidades especiais do autista para dentro da escola e no mercado de trabalho.

LEI 3993/14 – Institui a Semana Municipal de Incentivo à Inclusão Social dos Autistas em Garanhuns. Dentre vários pontos constantes na referida lei se destacam os seguintes:

· Determina a primeira semana do mês de abril como a Semana do Autista em Garanhuns, incluindo o dia 02 (Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo) como o auge do evento;

Audálio Filho
· Incentiva campanhas educativas que visem incluir os autistas em diversos segmentos como educação, saúde, assistência social, transporte e acesso a medicamentos;

· Visa à distribuição de material educativo a população;

· Prevê a realização de palestras e seminários sobre o tema;

· Apoia ações para realização de exames, consultas para prevenção e tratamento do autismo.


“As referidas leis têm como objetivo a inclusão do autista em Garanhuns, bem como apoiar a luta de diversas famílias pela causa, a exemplo da mãe de Antônio Lucas, Rennata Amorim, com a Semana do Autismo e do Grupo Borboleta Azul, através de Marcelo Quintino” - ressalta o vereador Audálio.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.