quarta-feira, 20 de julho de 2016

Prefeitura não atende exigências do MEC, e Garanhuns perde polo da UAB - Universidade Aberta do Brasil


Em julho de 2015, portanto há um ano, repercutiu nos blogs da região a possibilidade do Ministério da Educação fechar o Polo Garanhuns da UAB - Universidade Aberta do Brasil, que tem mais de 200 alunos matriculados em dez cursos superiores à distância, em universidades como UPE, UFPE e IFPE. O motivo era a falta de condições do prédio mantido pela prefeitura no município. Na época, a Secretaria de Educação de Garanhuns divulgou nota afirmando que não havia encontrado um prédio que atendesse às exigências, mas uma reunião entre o Governo Municipal e as instituições deu novo alento, e criou uma expectativa positiva.

Agora, um ano depois, após visitas de técnicos do MEC, o Polo Garanhuns será fechado. O Governo Federal deu prazo para que a prefeitura resolvesse, com reformas estruturais, ou buscasse um novo prédio condizente com o serviço de ensino oferecido, mas nada foi feito, e a decisão consta na página oficial da instituição, que afirma: "...após visita de monitoramento, o Polo Garanhuns será desligado do Sistema UAB".

A UAB oferece a possibilidade de estudantes carentes de Garanhuns e região concluírem seus cursos superiores, e por isto tem grande alcance social. Agora, terão que se deslocar para outros polos em outros municípios, e uma porta de entrada para o ensino superior gratuito, para muita gente, será fechada.

Para saber mais sobre o assunto:

SITE DA UAB / MEC

REUNIÃO SOBRE NOVA SEDE DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL GARANHUNS DEFINE MELHORIAS PARA O POLO

EDUCAÇÃO: Garanhuns pode perder polo da Universidade Aberta do Brasil

Reitor da UPE demonstra preocupação de Garanhuns perder polo da Universidade Aberta do Brasil‏

O que é a UAB? 

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Prioritariamente, os professores que atuam na educação básica da rede pública são atendidos, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

A UAB incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos, e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.