sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Circuito Sesc do Cinema Pernambucano em Garanhuns, Arcoverde, Caruaru, Triunfo e Petrolina



Reconhecido nacional e internacionalmente, o cinema feito no estado é o foco de um evento inédito promovido pelo Sesc Pernambuco, que inaugura uma nova fase de ações dedicadas a exibição e formação cinematográficas. Em sua primeira edição, o Circuito Sesc do Cinema Pernambucano leva filmes, palestras e oficinas para cinco cidades do estado: Garanhuns, Arcoverde, Caruaru, Triunfo e Petrolina.

Garanhuns é a primeira cidade a receber a programação, de 15 a 20 de agosto. Em setembro, o projeto segue para Arcoverde, de 5 a 10, e Caruaru, de 12 a 17. Em outubro é a vez de Triunfo, de 17 a 22, e Petrolina, de 24 a 29.

Com a curadoria do crítico de cinema André Dib e da técnica de Cinema do Sesc Pernambuco, Naruna Freitas, a mostra itinerante reúne 18 filmes de curtas e longas-metragens para os públicos infantil e adulto. Entre as exibições, estão “O Som ao Redor” e “Recife Frio”, de Kleber Mendonça Filho; “Permanência”, de Leonardo Lacca; “Calma Monga, Calma!”, de Petrônio de Lorena; “Salu e o Cavalo Marinho”, de Cecília da Fonte; e “Dia Estrelado”, de Nara Normande.

Além das exibições das obras, o circuito propõe as ações formativas OFICINE e PANORÂMICA, oficinas e palestras voltadas para a iniciação audiovisual e o encontro entre realizadores e público. O acesso às exibições e ações formativas é gratuito.

“O Sesc desenvolve ações de fomento à linguagem audiovisual. Exibições cinematográficas, cursos e oficinas já compunham a programação das unidades, mas o Circuito sintetiza tudo isso, dando consistência e relevância às ações pontuais, além de fortalecer ainda mais a produção do estado e abrir uma janela de aproximação entre público e realizadores pernambucanos”, explica Naruna.

“A ideia é oferecer um panorama representativo e abrangente da atual produção de cinema em Pernambuco, realizados por artistas de diferentes regiões, técnicas, gerações e formações”, informa Dib. “São títulos importantes, alguns premiados mundialmente, mas que no próprio estado não circulam como deveriam”.

Além de serem exibidos no projeto, os filmes serão destinados a outras iniciativas que encurtem o caminho até o público, já que sua exibição está licenciada por dois anos. “Temos a expectativa que de que esses filmes passem a compor de forma significativa a programação das unidades do Sesc, e de que este processo de licenciamento de filmes pernambucanos seja anual," acrescenta Naruna.

Formação Audiovisual – Voltado para os interessados em aprender sobre a produção cinematográfica, o Sesc realiza, paralelamente, o Circuito Sesc de Formação Audiovisual, que aconteceu em Arcoverde e Triunfo e se estendera à Garanhuns, Caruaru e Petrolina. Ainda há vagas na unidade de Petrolina. Para se inscrever é preciso entrar em contato com o setor de Cultura, por meio do número (87) 3866.7474. O valor é de R$ 15 para comerciários e dependentes e de R$ 20 o público em geral.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.