sábado, 8 de agosto de 2009

A Crise dos 40 de Sandro


Um dos textos mais interessantes postados neste blog foi, sem dúvida, do meu amigo de cultura popular, Sandro Gama. No dia em que completava 40 anos, Sandro esplanava a amargura de ver sua Garanhuns inerte no tempo. Seu texto foi escrito poucos dias depois de um Festival de Inverno. Terminado o evento, ele foi embora, e nós... ficamos! Ficamos e esperamos encontrá-lo melhor no próximo ano, até lá, prometemos ficar onde estamos. Sandro faz parte de um êxodo de jovens que deixaram Garanhuns em busca de melhores perspectivas. Eu (e muitos amigos) continuamos aqui, fazendo o cotidiano, vendendo o almoço pra comprar a janta. Se fôssemos citar nossos amigos, prósperos amigos, que foram atrás do que Garanhuns deixou de oferecer por décadas, a lista teria nomes que hoje fariam uma cidade muito melhor. Infelizmente vemos muito do nossos destinos serem traçados por quem não entende da vida da gente. Sandro viveu uma cidade que eu ainda estava aprendendo, quando ele ensinava, eu aprendia. Fui presidente de diretório acadêmico, cheguei até a ir para encontro nacional da UNE (longíquos anos de Gustavo, Paulinho, Murilo e Wellington). Mas, tô falando dele, qualquer dia conto minhas histórias. Vejo um mundo que se abre nas faculdades de Garanhuns e uma vontade enorme de gente que não se entrega. Os comentários abaixo são de pessoas que têm sua importância e vicência sócio-econômica em Garanhuns, e por isto são importantes sob qualquer ponto de vista, além de assumirem suas próprias palavras. O texto auto-biográfico de Sandro provocou até o momento 4 comentários, e por considerá-los complementares ao seu pensamento, peço a permissão de todos pra transcrevê-los.

Vana disse...
Sandro,
Não vejo as crises como maus momentos, mas como reflexão, perspectiva, mudança, crescimento.E sem isso, não vamos a lugar nenhum. Portanto, curta sua crise dos 40 e se prepare para as que virão, 41, 42,43,44... Elas são a esperança ardente que os sonhos, os quereres e as crenças são POSSÍVEIS!

Alexandre Marinho disse...
Amigo Sandro,
Acho que não estás em crise, porque sempre foste um pessoa alegre (num bom sentido) e de bem com a vida, além de teres uma família maravilhosa.
O problema é quando refletimos sobre os últimos quarenta anos em nossa cidade... parece que há 40 anos estamos parados, apenas com alguns avanços pontuais.
Eu creio porém que a nossa sociedade está com um nó na garganta que não tem tamanho. Tenho esperança de que as próximas eleições municipais sejam um marco divisor na cidade. Algo como o que aconteceu com Bartó.
Salvo engano, se ainda sei ler um pouco o que a nossa população tá querendo, o povo tá doido pra dar uma grande virada de mesa... porque as decepções com os nossos dirigentes tem sido uma constante.
E só espero que saibamos canalizar nossas energias para um projeto que tire nossa cidade do atoleiro político em que estamos.
Acho que a tua, a minha e a nossa crise dos 40 é um reflexo de tudo isso.
Abraços.

Alcindo disse...
Ronaldo e Sandro, para vocês que estão entrando nos quarenta, eu que já estou avistando o final desta década vou logo avisando, só há crise se você acreditar nela, quanto a Garanhuns, não vamos desistir dele nunca, é só imaginar como poderia ser que será!

Audalio disse...
Caro Sandro, apesar de já estar com 43 (graças a Deus!)continua na crise dos quarenta! Talvez pelos mesmos motivos, a nossa geração, apenas em alguns momentos (no governo de Dr. bartó) teve oportunidade de influenciar, de resto continuamos as velhas buchas de canhão, fomos usados na juventude, espero que na meia-idade sejamos respeitados, ou no máximo nos omitamos. Mas a fé, o amor e a esperança não passarão,afinal no dizer de F.Pessoa "valeu a pena? tudo vale a pena se a alma não é pequena". Saudações tricolores sempre. Audálio.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.