quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Participação da Mulher na Política de Garanhuns


A leitora Suellen me fez uma cobrança porque coloquei apenas três mulheres na minha lista de secretariáveis. Mas de fato, é um assunto interessante. Caruaru tem Laura Gomes. Arcoverde tem Erivânia Camelo e Rosa Barros. Olinda tem Luciana e Jacilda. Existem várias prefeitas na região: Pesqueira, Jupi, Bom Conselho... E Garanhuns? Bem, tivemos Cristina Tavares e Aurora Cristina, deputadas. Tivemos algumas vereadoras como Margarida Cardoso, Alzira e Sônia Moreno. Mas, neste exato momento da vida política garanhuense não há representação. Nenhuma vereadora. Existem secretárias municipais de competência reconhecida e algumas gestoras de órgãos públicos, como Emília Pessoa no Hospital Dom Moura, Vera Ramos na Agência do trabalho e Niadja, administradora muito competente da compesa. Então existe participação na gestão mas não política. Não lembro de uma candidata a prefeita mulher, não recordo se Margarida foi. Poderia ter colocado alguns outros nomes na lista, mas alguns já estão lá, o caso de Rosa Quidute e Eliane Simões, ou que estão do outro lado da política ao prefeito. Mas não há preconceito. Até porque dentre as secretarias geridas por mulheres em Garanhuns, algumas não se mexeria, pela competência dessas gestoras. Acredito que competência não tem sexo! As mulheres têm que conquistar espaço pela capacidade e não por cota. E isto já está acontecendo. Não concordo com cota para negro. O que se precisa é dar condições para que todos concorram com igualdades de oportunidades. Se tiver que privilegiar alguém que fosse o pobre, que não tem as mesmas condições de fazer cursinhos e pagar as melhores faculdades particulares. E veja, quando comecei a listar as pessoas não pensei porque esse é homem e porque esta é mulher. É apenas minha lista, como você pode ter a sua, e cada um vai ter suas sugestões, e por isso não posso ser grosseiro com quem tenha opinião diversa. Dêem-me sugestões, façam sua listas, que eu publico. Quem vocês acham? Quais são as mulheres que poderiam ser secretárias? Não quero um secretariado de compadres, até porque conheço muito poucos diretamente. Compadre mesmo somente Roberto Almeida, que declaro ter competência pela experiência no governo do estado e na assembléia legislativa, além de passar pelos grandes meios de comunicação da capital. A lista foi feita levando em consideração nomes que já apresentaram condições profissionais de assumirem a responsabilidade. Mas volto a dizer, é minha lista, que pode aumentar... E recebemos outras sugestões como Robson Ferreira, Paulo Camelo, Vera Ramos, Luíza Carvalho, Pedro Falcão, etc. A lista não está fechada e visa oferecer mais possibilidades para Garanhuns. Quem vocês sugerem?
.
Confesso que ao colocar a imagem que ilustra este post, deu vontade de falar mais sobre a Guerreira Cristina Tavares, que ao meu ver ainda precisa da graqnde homenagem de Garanhuns. Em breve escreveremos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.