segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A polêmica dos travestis na Assembleia

O blog do jornalista Jamildo Melo trouxe uma notícia curiosa e polêmica. Já divulgamos e inclusive transcrevemos em outro post. Mas volto a citar pelo fato de todos os comentários, vejam bem, "todos" os comentários desaprovarem a conduta dos parlamentares no episódio.
Resumo: Travestis estavam participando de uma audiência na Frente Parlametar LGBT da Assembléia Legislativa do Estado, quando funcionários se sentiram incomodados por estes estarem utilizando o banheiro feminino. Os servidores chamaram policiais que fazem a segurança da casa. Alguns parlamentares, e os citados por Jamildo foram Jacilda Urquiza e Isaltino Nascimento, interviram em defesa dos travestis dizendo que eles utilizariam o banheiro feminino e que ali era a casa do povo. Para complementar, os servidores ainda foram ameaçados de advertência pela Frente Parlamentar. A leitora Fátima Farias inclusive cita que o banheiro dos parlamentares fica próximo, no corredor, e que resolveria a situação se estes disponibilizassem.
Este post no blog do Jamildo motivou 10 comentários, todos eles desaprovando os parlamentares. Não vejo necessidade de punição, advertência ou o que quer que seja contra os funcionários da Assembleia. Em condições normais, a própria sociedade desaprova o uso dos banheiros femininos pelos travestis, que biologicamente ainda são homens, ainda que em vestimenta e comportamento feminino. É de fato um tema polêmico. Não existem banheiros públicos para os travestis, e estes precisam fazer suas necessidades fisiológicas normalmente. Então? Que fazer? Banheiro masculino ou feminino? É preciso pensar na privacidade também das mulheres, que mais que os homens, precisam se sentir seguras e à vontade para utilizarem banheiros públicos. E defender o direito dos travestis não é tirar o direito de outrem. E mais uma vez: Punir os servidores, ainda mais terceirizados, é ir de encontro à opinião pública. O ideal é criar banheiros em locais de perfil LGBT, até para este público possa também se sentir à vontade em um momento natural e necessário. Abaixo cito alguns comentários no blog que trouxe a publicidade do episódio:

Por - João everardo de Menezes Novembro 16, 2009
É urgernte que nós, homens e mulheres, atalhemos com veemência as investidas dos políticos eleitoreiros que tudo fazendo para ter votos querem até mesmo atacar a privacidade máxima que os gêneros tem direito quando estão usando o banheiro!!!! Tudo bem, dizemos nós, é a realidade do terceiro sexo? Que seus direitos sejam respeitados, mas não sobre o NOSSO direito! Que se façam leis que mandem haver um banheiro específico para GLS's, mas não que obriguem as mulheres a suportar a presença de alguém de gênero diverso do seu tirando sua privacidade feminina! Xô, Isaltino Nascimento e Jacilda Urquisa, respeito às mulheres!

Por - Emanuel Novembro 16, 2009
Se tivesse alguma filha de menor de um nobre deputado dentro do banheiro, será que ele defenderia a utilização do mesmo por um travesti? E nos colégios de crianças, os travestis também devem utilizar os banheiros femininos? ...
Por - Perpétuo Novembro 16, 2009
Travesti em banheiro feminino e' meio complicado. Nao tem mictorio pra ele(a)s usarem. Por questoes de seguranca isso deve ser evitado, porque um tarado poderia se disfarçar de travesti para entrar no banheiro feminino e violentar mulheres la dentro.

Por - concordo Novembro 15, 2009
Concordo com a observação abaixo. Se qualquer um que se vista de mulher for para o banheiro feminino, é muito fácil um joão-sem-braço fingir ser travesti para tirar proveito.

Por - Bruno Novembro 15, 2009
Caros Amigos, sem querer ser preconceituoso, mas os travestis ainda devem utilizar o banheiro masculino, ja que os mesmos vieram a natureza dos homens, Não se pode permitir que eles utilizem o banheiro feminino, ou se cria um especifico para eles, ou eles ainda terão de usar o banheiro masculino.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.