Amigos,
Solicitei ao prefeito Luiz Carlos de Oliveira, a minha exoneração do cargo de diretor de cultura do município de Garanhuns.
Certo de que busquei neste tempo em que me foi confiada a responsabilidade de dirigir o departamento de cultura de nossa querida cidade, honrar o convite com bastante trabalho no sentido de impactar positivamente os vários segmentos culturais existentes em nossa cidade.
Pesa nesta decisão, a vontade de contribuir mais efetivamente com nossos artistas e produtores culturais, e não poder oferecer minha contribuição na dimensão que a classe tem esperado. Outro fator importante é não poder conciliar as atividades profissionais e meus estudos, com a diretoria de cultura, pela qual tenho respondido.
Agradeço aos amigos que me apoiaram neste período nas secretarias de Turismo e de Cultura, em especial à secretária Gabriela Valença. Também ao secretário Carlos Eugênio por acreditar em meu potencial e a Eliane Simões, sempre ao meu lado!
Ao receber o convite, fui tomado pela esperança e senti a responsabilidade nas palavras de tantos amigos que me confiavam um trabalho produtivo. Assim, procurarei retornar à produção cultural com a vitalidade renovada e à comunicação que venho labutando há mais de uma década, sei que poderei contribuir mais com o desenvolvimento de nossa região.
Vem por aí um grande Festival de Inverno. Outros investimentos culturais estarão sendo importantes para Garanhuns, como a reforma do Centro Cultural, volta do Festival de Literatura, entre outros.
Deixo, portanto, com a sensação de que teremos boas notícias, mas com a certeza de que precisamos pensar um grande projeto cultural para nossa cidade, que passa por uma ampla discussão da Lei de Incentivo, o Fundo e o Conselho Cultural. Precisamos profissionalizar nossos projetos e aproximar nossos produtores das grandes linhas de patrocínio, e mais, precisamos de recursos para fomentar a agenda cultural de Garanhuns. Tudo isso ao final, gerará automaticamente uma melhoria em nossa produção e um retorno aos nossos artistas. O impacto se dará em vários segmentos econômicos, principalmente no turismo. Precisamos de uma Fundarpe mais presente!
Não pude conciliar essas responsabilidades com a exclusividade que mereceria, por isso, declino da função, com a certeza que busquei entrelaçar o poder público e a classe artística garanhuense. Espero ter servido aos dois. Muito foi feito, mas deixo um bocado pros outros também, (rsrsrsrs), que precisarão de mais recursos e condições para seus projetos.
Obrigado!
Ronaldo Cesar