Cada vez que vejo no jornal alguma notícia sobre a movimentação de Pernambuco visando a Copa 2014, fico pensando porque Garanhuns não tem se preocupado em criar possibilidades de fazer parte do jogo.
Acho que não podemos ficar esperando que caia do céu, a esta altura já poderiamos ter uma equipe de trabalho, colado no governo do estado para pensar em alternativas de inclusão de nossa cidade no grande projeto.
Imagino que Recife (São Lourenço da Mata) deva receber vários jogos durante a Copa do Mundo, serão aí muitos países que estarão aqui representados, e milhares de torcedores que virão ao estado, e claro, não é só futebol, é também turismo.
Tem também a fase pré-copa, quando as redes de TV chegam por aqui para contar ao mundo a história da nossa gente e o que temos a oferecer. Ora, imagino que os europeus adorarão saber que aqui em Pernambuco tem uma Suíça Brasileira, e eis nós! A Copa do Mundo acontece entre os meses de junho e julho, estará frio, neblina, garoa, chocolate quente, fondue, pacote completo,...
E o pós-copa também, pois o país é apresentado ao mundo. A África do Sul colherá dividendos por muitos anos.
Mas para isso precisamos nos apressar e pensar de que forma estaremos integrados, pois pode acontecer, se perdermos o trem da história, de estarmos tão pertinho, e somente assistirmos o evento pela televisão.
Tá na hora de pensar numa comissão formada por poder público municipal, CDL, trade turístico, SESC/SEBRAE, Sete de Setembro E.C., e outros órgãos afins, que possam trazer para Garanhuns os holofotes da Copa de 2014.
Eduardo Campos já criou a Secretaria Especial para tratar somente da Copa 2014, o secretário é Ricardo Leitão. Está na hora de apresentar ao homem nosso interesse em contribuir com o projeto.
Outro dia, conversando com Fernando Couto, presidente da CDL, pensamos em um seminário que possa discutir o tema.
Aliás, só por falar em comissão, acho que o Festival de Inverno também deveria ter uma comissão para gerenciar junto do Governo do Estado, a realização do nosso maior evento.