Com a presença de representantes de várias cidades da região, vereadores, líderes comunitários e prefeitos como Eudson Catão (Palmeirina) e Sandoval Cadengue (Brejão), o PSB de Garanhuns realizou sua reunião mensal na tarde do último sábado. O encontro vem ganhando caráter de forum de discussões e já a partir do próximo irá instutir os temas para debates.
Além da comissão provisória local, presidida por Ivan Rodrigues, a reunião contou com o presidente estadual da legenda, e vice-prefeito da cidade do Recife, Milton Coelho, e do assessor especial do governador Eduardo Campos, e militante histórico, Adilson Gomes.
Muitas lideranças estiveram presentes, como o vice-prefeito de Águas Belas, Agean Tenório, o ex-vice prefeito de Garanhuns, Márcio Quirino, e o ex-vereadores Geovane com amor, Joaci Laurindo e Givaldo Calado, vereadores de cidades vizinhas como Carlos Alberto e Gilmar Aleixo de Bom Conselho, além de muitos representantes de sindicatos e da imprensa. O auditório do Garanhuns Palace Hotel já ficou pequeno para a quantidade de pessoas presentes.
Vários temas foram levantados na reunião, e ao final, nas palavras de Milton Coelho, ficou latente a discussão em torno do crescimento do partido, até pelas circunstâncias nacionais, e necessidade de Garanhuns assumir decididamente sua liderança regional. A questão eleitoral também foi tocada, e Milton Coelho analisou como correta a decisão do partido de abrir primeiro o debate sobre temas pertinentes ao desenvolvimento de nossa cidade e região, para somente depois se preocupar com nomes, pois ele vem naturalmente.
Praticamente todos os representantes regionais se propuseram a levar para seus municípios a forma de debates implementada pelas reuniões. A próxima acontecerá em 23 de abril, em local ainda a ser definido, e já terá novo formato, com grupos que discutirão temas específicos e depois levados à plenária.
Um momento emocionante foi a homenagem pública feita por Dr. Ivan Rodrigues ao sr. João Gonçalves, antigo militante das esquerdas em Garanhuns, que acompanhou nomes como o próprio Ivan, José Cardoso, Cristina Tavares nos difíceis dias de expressão democrática. Em seu caminhão, que servia de palanque para comícios históricos nos bairros mais populares da cidade, subiram expressões como Marcos Freire e Miguel Arraes. João Gonçalves (meu avô) foi bastante aplaudido por todos os presentes, e nos seus quase 90 anos, foi definido por seu amigo Ivan como um homem honesto, trabalhador, de brios e que esteve sempre ao lado daqueles que buscavam a mudança de Pernambuco e de nossa cidade. Neste momento, Ivan deixou de lado o microfone, e ainda com a pujança oral dos antigos comícios, utilizou-se da emoção e da sinceridade para demonstrar o carinho com o velho companheiro.
Caminhoneiro, feirante e homem do povo, sendo um líder natural, João Gonçalves sempre foi um militante político, e foi muito bom poder ver que as pessoas guardam ainda as boas recordações.