No seminário TODOS POR PERNAMBUCO ouvi de uma pessoa que participou da sala temática sobre educação uma sugestão muito interessante. E peço desculpas a ela pois não anotei o nome, mas a ideia é realmente de impacto social e que pode ser colocada em prática, abrindo um campo enorme aos profissionais da área.
A gente viu nesse caso do massacre na escola de Realengo no Rio de Janeiro a falta que faz um profissional capacitado no acompanhamento juvenil, e este poderia ser um psicólogo ou um assistente social.
Os casos de Bullying estão se multiplicando e aparecendo, cada vez mais, atingindo os jovens nas escolas do país. Muitas escolas particulares já atentaram para a necessidade de acompanhar as crianças e adolescentes fora da sala de aula, suas famílias, redes de amizades, etc.
Portanto não é somente o Bullying, mas muitos outros aspectos da vida social do aluno que podem ser trabalhados.
Ao professor já é dada uma dura missão diária de ensinar a salas lotadas, muitas vezes sem a condição de acompanhar a individualidade do aluno.
Um psicólogo poderia acompanhar casos como dificuldades de alunos diante separação de pais, bloqueios a determinadas matérias, relacionamentos, e até descobrir problemas maiores a serem trabalhados ainda numa fase inicial como depressões.
O assistente social também seria importante neste sentido de oferecer um suporte à família, acompanhar o aprendizado sob a ótica social, e muito mais.
Imagino que muitas outras atividades correlatas possam ser empreendidas, como os relacionamentos sociais. Além de discutir temas voltados à juventude.
Ah! ouvi de algumas pessoas que a sala do seminário acabou tendo uma predominância de funcionários públicos, principalmente professores, e que por conta disso os problemas de trabalho e seus vínculos com o estado tiveram mais impacto na sala.
A mesma coisa já ouvi também da sala de segurança, com predominância de policiais e familiares.
Enfim, acho a sugestão de toda escola pública contar com Psicólogo e Assistente Social merece ao menos ser discutida. E imagino que se for implementada estaremos dando um grande passo social.