A Prefeitura de Garanhuns, através do Programa de Educação em Saúde, reativou neste mês de abril, o Núcleo Acadêmico de Educação em Saúde da Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Garanhuns. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UPE, com o objetivo de realizar ações preventivas por meio de atividades lúdicas, palestras, vídeo-debate, teatro de bonecos, entre outras atividades.
O Núcleo é composto por alunos do curso de Licenciatura em Biologia, sob a coordenação do professor da universidade, Petrúcio Morais, e sob a supervisão do coordenador de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Eliel Duarte. Os alunos e toda a equipe do Núcleo, orientados por profissionais da Secretaria de Saúde, deram início aos trabalhos no último dia 13 de abril, através de atividades de prevenção a esquistossomose, a popular doença do caramujo. A ação se deu nas Escolas Municipais Abdias Branco, Monsenhor Callou e José Ferreira Sobrinho, todas localizadas no distrito de São Pedro. Os alunos da Escola Municipal Oscar Francisco da Silva, no Sítio Cachoeirinha dos Franciscos; Abílio Camilo Valença e José Francisco de Barros, ambas localizadas no Sítio Papa-terra, também foram beneficiadas com a iniciativa conjunta.
O objetivo da ação é incentivar professores e alunos a trabalhar com saúde pública, além de orientar a comunidade a realizar os exames parasitológicos. “Nós queremos também despertar nas comunidades a importância de adquirir novos hábitos de higiene, cuidados para evitar contaminação, e alertar quanto a existência do serviço de tratamento a esquistossomose, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Garanhuns através das visitas dos agentes de Endemias”, explica o coordenador de Educação em Saúde, Eliel Duarte.
A Secretaria de Saúde , além de capacitar a equipe, também oferece todo material educativo para a execução dos trabalhos. A prioridade é atender as comunidades da área rural, pontos em que a esquistossomose é mais comum, devido a precariedade do local, e já que a doença é característica da água doce de rios, lagos e barreiros.
De acordo com o cronograma de atividades, os próximos beneficiados serão os moradores da Comunidade Quilombola Castainho, na Escola Municipal Virgília Garcia Bessa; Comunidade Quilombola Estivas, na Escola Batista da Esperança; Sítio Lajes, na Escola Municipal Eline Campos de Siqueira; e Sítio Cágado, na Escola Municipal Luiz de Souza Cavalcante. A ação acontece na quarta-feira, 27 de abril.
Posteriormente os moradores dos Distritos de Iratama e Miracica, regiões com históricos de infecção pela doença, recebem a equipe com atividades prevenção a esquistossomose.