Partimos do princípio que todos os candidatos da última eleição possivelmente disputam a próxima campanha, exceto o próprio prefeito Luiz Carlos, teríamos Paulo Camelo, Zé da Luz, Adolfo Lopes, Givaldo Calado e Álvaro Fernandes, que também já manifestou a vontade de encarar novamente a disputa.
Paulo é do PSOL, Adolfo Lopes estava na última campanha no PP, mas agora está definindo seu rumo político. Zé da Luz é do PHS e se mudar de partido perde a suplência de deputado. Givaldo Calado está no PSB e Álvaro permanece no DEM. Assim, tudo pode acontecer, inclusive nada, como diria Acioly Neto.
Portanto, todos estes já são conhecidos do eleitor. Juntam-se a eles o deputado Izaías Régis do PTB, Bartolomeu Quidute, Dimas Carvalho e Zaqueu Lins, que já disputaram eleições na cidade. Estão todos ligados de alguma forma à administração municipal.
Aurora Cristina no PMDB e Sivaldo Albino no PPS são as alternativas atuais de oposição ao governo municipal, principalmente se prevalescer a união do prefeito Luiz Carlos com o governador.
Algumas lideranças regionais, inclusive de outras cidades, já manifestaram a vontade de ingressar na disputa de Garanhuns como o prefeito de Palmeirina Eudson Catão, e o deputado Leonardo Dias, ambos do PSB.
Antigos e novos nomes estão por aí, para todos os gostos. Nomes experientes como Ivan Rodrigues ou jovens como Alexandre Marinho, que poderia disputar pela primeira vez a prefeitura, aliás, como Pedro Falcão, diretor da UPE Garanhuns, que já trasferiu seu domicílio para Garanhuns, embora já tenha vida ativa na cidade, com a gestão da Universidade de Pernambuco. Ambos têm conquistado a simpatia de formadores de opinião. Ivan é o presidente local do PSB, Márcio Quirino no PSL poderia mudar de partido e Givaldo já está lá. Pedro estaria para se filiar e Alexandre já estaria com o comando do PSD na cidade, o novo partido do Kassab que tem o apoio estadual de Eduardo Campos e liderança de André de Paula.
Fernando Ferro do PT também tem conquistado uma parcela da sociedade que vê no deputado federal uma oportunidade de colocar no comando do município alguém com livre trânsito em Brasília e com bagagem política importante.
Novos nomes ainda podem surgir, como Paulo Lins, gestor da GRE-Agreste Meridional, que também tem sido citado como possível candidato do PSB, ou Julio Cesar, do PDT, se a escolha do grupo local passar pelo prefeito. Ou ainda João Guido que foi bem votado na cidade na última campanha de deputado.
Neste momento, Izaías lidera o quadro, e tem iniciado o jogo da sucessão.
A maioria dos nomes só entra na disputa com o apoio de Eduardo Campos.
Muitos dos pré-candidatos não se sustentam até o final do ano, mas a maioria segue viva até às convenções, em junho do ano que vem.
Partidos e personagens da nossa política são muito importantes na cidade e nas eleições, como ex-vereadores, lideranças comunitárias, etc. Nomes dos bastidores estão capinando o terreno para o jogo eleitoral de 2012.
Já encerramos nossa enquete e amanhã comentaremos o resultado.
.
obs. Os partidos de Aurora e Márcio Quirino foram corrigidos pelo leitor.
Já encerramos nossa enquete e amanhã comentaremos o resultado.
.
obs. Os partidos de Aurora e Márcio Quirino foram corrigidos pelo leitor.