Tá no site da Escola de Samba Unidos da Tijuca.
.
Sob a responsabilidade de encerrar a programação de samba do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Escola de Samba Unidos da Tijuca baixou no palco principal do evento, quando a cidade se preparava para dormir. No dia 22, Garanhuns foi invadida por um exército de ritmistas na posse de tamborins, surdos, repiques realizando um show que sacudiu a Praça Guadalajara em nome do Rei do Baião.
Público lota a praça Guadalajara no Festival de Inverno de Garanhuns
A Escola, que vai homenagear Luiz Gonzaga no seu desfile no Carnaval 2012, foi a Pernambuco com dezenas integrantes entre bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira e a comissão de frente. No repertório, sambas-enredo da Unidos da Tijuca e uma surpresa: as músicas do pernambucano do século foram tocadas em ritmo de samba para dar uma prova ao público do que virá em 2012.
O 21º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no agreste pernambucano, celebrou no mês de julho a diversidade cultural brasileira com diversas atrações que incluíram Seu Jorge, Alceu Valença, Jorge Aragão, Geraldo Azevedo, Beth Carvalho, Nação Zumbi e muitas outros nomes consagrados de diferentes partes do país.
As baixas temperaturas não diminuíram a animação do público que lotou a Praça Guadalajara, no centro de Garanhuns, no dia em que as atrações do palco principal do FIG foram dedicadas ao samba. Músicos de Pernambuco e do Rio de Janeiro agitaram o público na terra da garoa nordestina até o sol raiar.
Unidos da Tijuca levantou o púlbico estimado em mais 50 mil pessoas
A grande surpresa ficou com a entrada da Comissão de frente. Com um cenário sombrio, auxiliado por meio de jogos de luzes e fumaça, os bailarinos repetiram o sucesso do carnaval 2011. A Comissão de frente da Unidos da Tijuca impressionou o público presente com a misteriosa técnica que arrancou aplausos, usando truques ilusionistas para ficar “sem cabeça”.
A Comissão de Frente da Tijuca arrepiou o púlbico em Garanhuns
Os shows em Pernambuco fazem parte das ações dos departamentos de comunicação e marketing que visam expor positivamente o interior pernambucano, (re) descobrir os seus matizes culturais e divulgar o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, sob a batuta do carnavalesco Paulo Barros.
No período de 4 a 8 de julho o Paulo Barros esteve em Pernambuco, acompanhado da equipe artística da Unidos da Tijuca, para fazer a pesquisa de campo sobre a cultura pernambucana e a trajetória de Luiz Gonzaga. A viagem seguiu o roteiro organizado pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) que também acompanhou o grupo durante a visita.
Giovanna carrega o manto da sagrado da nação tijucana no evento em Pernambuco
O coreógrafo Fábio Costa e as passistas que levaram samba no pé e sensualidade para esquentar o inverno do agreste
fotos: Mauro Samagaio
.