A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, promoverá no período de 17 a 23 de outubro, a primeira Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT&I). A temática do evento será a mesma abordada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. As atividades serão realizadas com alunos da Rede Municipal de Ensino.
A primeira proposta da SMCT&I é o Concurso de Vídeo em Celular com o tema “Um minuto para salvar o mundo”. Os alunos devem gravar um vídeo através da câmara do celular, com duração máxima de um minuto, que represente o olhar do estudante sobre o tema. O período para a elaboração de vídeos teve início em 17 de agosto e segue até o dia 23 de setembro. Podem participar os alunos devidamente matriculados numa escola ligada a Rede Municipal, que estejam cursando os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e alunos das turmas da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos – da terceira e quarta fases.
Os vídeos serão analisados por uma comissão avaliadora que observará critérios como a objetividade, originalidade, criatividade, organização, o ineditismo, e a conclusão da idéia. O público em geral também poderá acessar os vídeos produzidos, a partir de 30 de setembro pelo site: www.youtube.com.br. Os três vídeos mais acessados serão premiados, do 1º ao 3º lugar com um celular para cada equipe e o professor orientador, além de um kit de livros sobre o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. Do 4º ao 10º lugar receberão um kit de livros sobre o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O resultado final do concurso será divulgado no dia 21 de outubro.
De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Moura, a SMCT&I reserva outras atividades como mesa redonda, palestras, diversas modalidades de concursos escolares, exposições, oficinas pedagógicas, produção de documentário, campanha para a substituição de sacolas plásticas e coleta de baterias, pesquisa sobre as voçorocas de Garanhuns com um especialista da área, plantio de mudas, e ainda o mapeamento e análise das nascentes de Garanhuns. “O objetivo é mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas voltados a ciência e tecnologia, despertando neles a curiosidade e o gosto pelo aprendizado da ciência”, destacou.
As atividades estão sendo planejadas pela Secretaria de Educação do município junto ao grupo de Articulação da SMCT&I, formado por representantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/ UAG), Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).