Na reunião do sábado, ficou-se uma nítida impressão de perda de apoio dos outros partidos ao PSB. As reuniões mensais vinham até então aglomerando gente, trazendo mais representantes da sociedade, etc. Esta agora foi a primeira depois do tsuname Antônio João.
Em sua fala, Antônio João retroagiu a um soldado do partido, retirou a situação de imposição e disse que seguirá a unidade, estando com o presidente Ivan Rodrigues, e apoiando o candidato que o grupo escolher.
Bem diferente da situação de um mês atrás. Porém este retorno é estratégico, pois o prefeito de Lajedo não encontrou guarida em sua pré-candidatura em importantes setores da sociedade, até dentro do PSB local, e agora vai ter que conversar bastante para viabilizar seu nome através da via democrática.
Por isto, o recuo dos vários partidos, que já se incorporavam, mostra que não será fácil. O auditório também lotou, a exemplo das reuniões anteriores, porém importantes quadros de nossa cidade preferiram esperar, não estiveram presentes para não parecer apoiar, pois não estava claro se dali sairia a candidatura do lajedense. Aliás, segundo informações, havia muita gente desconhecida no plenário.
Na campanha de 2008, quando o PSB local, liderado por Audálio e Alcindo, sentiu que perderia o apoio da executiva estadual com a chegada atropeladora de Zé da Luz, preferiram devolver o partido. Isto não aconteceu agora, nem acontecerá. Primeiro porque Ivan Rodrigues tem o apoio da estadual, e segundo, porque um grupo de dentro, deve peitar a imposição de cima pra baixo.
Algumas vozes já falam abertamente na construção de outro nome que polarize com Antônio João, que possa fazer o partido retroceder à situação anterior de protagonista do processo eleitoral. Este novo nome sairia dos outros pré-candidatos, unidos, com a chancela do apoio social, e mais, com o apoio dos filiados em Garanhuns.
Seguindo esta tendência, Antônio João só seria candidato se voltasse a situação de imposição, dificultando ainda mais o processo.
Dia 17 de dezembro, às 10h, o partido volta a se reunir.
A verdade é que muita gente ainda não aceitou esta história! Existe um ditado que diz -"Os insatisfeitos que se mudem!", mas parece que os insatisfeitos do PSB preferem ficar.