Na imagem, como ficaria a praça após a conclusão das reformas |
10 meses, este é o tempo decorrido desde que começaram as reformas na Praça Irmãos Miranda.
De início a praça foi quase que totalmente fechada, ficando somente um corredor que prejudicou todos os comerciantes de uma só vez. E o pior, as obras pararam, e passaram meses assim. Algumas lojas não aguentaram, outras... só sabe Deus!
As dificuldades têm sido grandes. Segundo a Prefeitura, os recursos para as reformas não foram liberados pelo Ministério do Turismo, e outras áreas como a Praça Dom Moura, na frente do Centro Cultural, e o Relógio das Flores, também tiveram suas obras paralisadas. A reclamação nas redes sociais é geral. No Festival de Inverno, o Relógio já estava com os tapumes, impedindo a apreciação da bela praça por completo.
O problema com a Praça Irmãos Miranda é ainda maior porque está no centro da cidade e com vários estalecimentos comerciais. Acácio da Farmácia tem sido um dos buscam cobrar seus direitos, já foram ao Ministério Público e tiveram reuniões com membros do poder público municipal, mas nada que faça a obra andar.
É importante ressaltar que a praça é o ponto final de ônibus para vários bairros da cidade, e por isto conta com grande movimentação de pessoas, beneficiando os comerciantes locais. Sem esta movimentação, a praça fica deserta e sem atrativos.
Recentemente parte dos tapumes foram retirados, mas não tem surtido resultado. Há informações que a Prefeitura está pensando em seguir com a obra com recursos próprios, mas aí já não seria mais no projeto original, bancado pelo Governo Federal.
Enquanto isso, com a obra parada, sofrem os comerciantes, que estão se endividando, demitindo e aguentando dia-após-dia, ainda abrir as portas para uma praça vazia e revirada.