Estacionar nas ruas do centro de Garanhuns, no Agreste, está ficando cada vez mais difícil, apesar do serviço de Zona Azul. O número de veículos circulando na cidade é tão grande que as vagas existentes já não dão conta da demanda.
Imagine 35 mil veículos circulando em uma cidade. Este foi o número registrado pela Autarquia de Trânsito e Transporte de Garanhuns há pouco mais de um mês. De acordo com o Detran, são mais de 19 mil carros, 10 mil motocicletas e 1.800 caminhões. Sem contar os outros veículos como ônibus e camionetes. Para achar uma vaga e estacionar na cidade, é complicado.
Com tantos carros circulando em Garanhuns e cada vez menos vagas, os motoristas acabam cometendo várias infrações. Como por exemplo, um veículo que estacionou numa esquina, o que é proibido, flagrado por nossa reportagem. E ainda pior: acaba atrapalhando a passagem dos pedestres nas calçadas.
E de irregularidades, as ruas da cidade estão cheias. A principal delas, é estacionar na faixa amarela, que é proibido. Diante da nossa câmera, um motorista até desistiu de deixar o veículo. Encontramos a situação em vários locais. Na Avenida Santo Antônio, centro comercial de Garanhuns, dá até pra confundir: a placa indica zona azul, mas o meio fio é amarelo. O que fazer?
Também encontramos veículos estacionados em vagas destinadas a deficientes. No veículo, nada do adesivo que indica a prioridade para esses casos. Em outro local, as rampas de acesso às calçadas estão interrompidas.
Por telefone, o presidente da Autarquia de Trânsito e Transportes de Garanhuns, Enos Maciel, a sinalização da Zona Azul e dos espaços destinados aos deficientes físicos serão trocados até o fim deste mês. Em relação ao número de vagas de estacionamento, ele adiantou que estão sendo realizados estudos para verificar locais que possam ser transformados em estacionamento.
Para ver a reportagem vá ao site da TV Asa Branca.