segunda-feira, 9 de julho de 2012

LEI SECA: Mais de cinco mil veículos passam pela blitz educativa em Garanhuns‏


O CRPAM - Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto, com a participação das diversas instituições de saúde e segurança pública que compõem o colegiado, realizaram neste sábado, 07, em Garanhuns, uma campanha educativa com a população.

As ações aconteceram no Posto da Polícia Rodoviária Federal e na Praça Souto Filho, defronte a Fonte Luminosa. As equipes contaram com servidores da V GERES – Gerência Regional de Saúde, e agentes de trânsito, tanto da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, quanto da Polícia Militar, inclusive com membros da NUPREV.

Somente a ação na Praça Souto Filho impactou mais de cinco mil automóveis, no período das 9h às 13h, fazendo adesivação do material da LEI SECA, distribuindo panfletos, fazendo testes de bafômetro e trabalhando outras formas de informação que alertem para a necessidade da condução de veículos de forma responsável, principalmente sem o uso de bebidas alcoólicas.

A Blitz foi educativa, portanto não teve caráter fiscalizadora, embora tivesse o apoio das polícias Militar e Rodoviária, além de outras instituições de ordem pública, como a AMTT e o DETRAN-PE, entretanto mesmo utilizando o teste do bafômetro, a ação visou educar o condutor, mostrando os limites da ingestão do álcool, e outras informações necessárias para evitar acidentes. Durante os testes, nenhum condutor foi flagrado dirigindo alcoolizado.

O gestor da V GERES, dr. Elenílson Liberato, que coordenou a ação, participou ativamente da campanha, conversando com os condutores e mostrando a necessidade da direção responsável, sem a ingestão de bebidas alcoólicas. Liberato lembrou que a ação é incentivada pelo Governo do Estado de Pernambuco, e que o Comitê Regional atende indicativos do CEPAM – Comitê Estadual de Prevenção a Acidentes de Moto.

Quem também esteve participando foi a gestora do Hospital Regional Dom Moura, Dra. Emília Pessoa, que alertou para os números crescentes de acidentes, e que por isto atitudes como esta blitz preventiva e educativa tendem a educar a população, evitando novos traumas. “Estamos tratando os acidentes envolvendo motos como uma epidemia. Todos os dias temos entrada no hospital com pessoas envolvidas em acidentes de moto. Muitas vezes sequelando jovens para o resto da vida, e pior, muitos casos não podemos fazer nada, com as vítimas chegando no hospital já sem vida” – alertou Emília Pessoa.

Durante o Festival de Inverno, a operação LEI SECA estará atuando em Garanhuns, proporcionando maior segurança para as pessoas que vão aproveitar o evento.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.