sábado, 7 de julho de 2012

Qual a participação de Eduardo Campos na campanha de Izaías Régis?


O deputado Izaías Régis era tratado pelos socialistas como o candidato a ser batido na eleição de Garanhuns, tanto é que buscou um dos seus melhores quadros regionais, o prefeito de Lajedo, Antônio João, que tinha uma reeleição praticamente garantida, para apostar e investir em um ousado plano de inserção política na Suíça Pernambucana. O apoio ao deputado somente aconteceu porque a tentativa não deu certo.

O que se comentava era que o governador não queria apoiar Izaías. E isto ficou claro desde o começo.

E pra completar, mesmo depois da desistência de Antônio João, o apoio ao deputado foi somente a última opção. Primeiro veio a ordem da capital para que o PSB ficasse com Zé da Luz, porém o próprio Antônio João, e o seu atual grupo, não quiseram ofertar o apoio que não tiveram do ex-prefeito de Caetés, e ainda a história das gravações que ficou mal explicada.

Com a recusa de se juntar a Zé da Luz, buscou-se Silvino Duarte. Até os dirigentes estaduais já haviam aceitado ó possível acordo, que só não chegou nos finalmentes por questão de detalhes, dentre eles a vaga de vice.

Os socialistas então, por fim, foram para Izaías, e também pediram a vaga na chapa, fazendo o deputado balançar. O PSB argumentava que trazia para seu palanque o governador, e Izaías sabia da importância dessa aproximação. A dobradinha só não vingou por conta do PT, que já havia firmado o acordo anteriormente com o PTB, e lembrou ao deputado que tem Lula e Dilma Roussef, além do tempo de inserção em rádio. Izaías permaneceu com a chapa como estava.

Fica uma impressão que o PSB foi apoiar Izaías "apulso" e por falta de opção, devido não ter viabilizado seu próprio projeto nem ter encontrado um outro nome no processo eleitoral que satisfizesse suas condições.

E pra finalizar. Temos visto a pouca participação de Eduardo Campos nas disputas em Garanhuns. Na campanha de deputado não apareceu, e pouco influenciou a última eleição de prefeito, quando apoiava Zé da Luz e viu seu aliado perder pra Luís Carlos. Muita gente acredita que se Eduardo se fizesse mais presente, Zé da Luz teria vencido a disputa. Agora, Eduardo tem dito que não entrará nas cidades onde haja mais de um candidado da frente popular. É o caso de Garanhuns.

Com seus 60% de influência de voto entre as Sete Colinas, será que Eduardo Campos vai vestir a camisa de Izaías Régis, principalmente contra Zé da Luz?

Pra muita gente, o governador não pisa por aqui. Porém, para Izaías, mesmo que isto não aconteça, só em poder contar com a força do apoio do governador já é importante. Mas vale lembrar que a disputa não será fácil, aliás, pra ninguém, e a presença de quem tem esta aprovação popular pode ser fundamental e decisivo.

Se o governador vai de fato se integrar na campanha petebista na cidaqde, só saberemos mesmo com o passar dos dias.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.