Eleitores de Zé da Luz na concentração do dia da inauguração do seu comitê |
Carreata de Silvino marca um novo começo na sua campanha de Garanhuns |
Izaías e Rosa têm feito constantes caminhadas e encontros segmentados |
Como se diz por aí - O processo está zerado, e Garanhuns reinicia sua campanha de prefeito. Dois acontecimentos esta semana levaram a isto. O início do guia eleitoral no rádio, onde os candidatos poderão mostrar seus projetos para a cidade, debatendo os problemas e as soluções. E a outra, mais importante, no contexto eleitoral, deu-se com a liberação da candidatura de Silvino Duarte. Mesmo com o material nas ruas, tudo poderia mudar a qualquer momento. Agora recomeça, todos sabem as peças do jogo e tá na hora de jogar.
As pesquisas que tivemos acesso, mostravam uma liderança de Izaías Régis. Entretanto, vê-se nos últimos dias um crescimento de Zé da Luz na periferia da cidade. Se o engenheiro tem dificuldade com a classe média de Garanhuns, é nos bairros mais populosos e carentes que o ex-prefeito de Caetés se destaca, com sua forma popular de fazer sua campanha. Este crescimento aconteceu com a chegada de Zé na periferia, reconquistando um voto consolidado na última campanha de deputado, e somando a isto talvez tenha ajudado a dúvida da candidatura de Silvino, mas este também agora vai aproveitar a decisão do TRE para gerar o fato positivo que possa fazer engrenar sua campanha. Já começou com a grande carreata que fez nesta sexta-feira.
Izaías recebe o senador Armando Monteiro nesta manhã de sábado para a caminhada que seria na semana passada, desta vez o tempo ajudou. A campanha do deputado tem enfatizado a constelação política em seu apoio, com os três senadores, e mais Eduardo, Lula e Dilma. Pesquisas mostram que as pessoas querem votar em candidatos indicados por estas grandes expressões nacionais, por isto Izaías tem trabalhado com afinco esta informação, inclusive no seu guia eleitoral.
Izaías tem conseguido o apoio dos comerciantes, parte da classe média e formadores de opinião. Tem cobrado mais debate, e participado de momentos segmentados, como palestras, algumas delas com pessoas importantes na cidade como Dra. Marta Júdice e Dr. Alcindo Menezes, representantes da classe médica.
Resta ver as pesquisas que sairão daqui pra frente para saber como estará o novo quadro, se o crescimento de Zé da Luz e a nova fase da campanha de Silvino vão mexer no cenário. Com certeza, devemos ter mudanças, embora não radicais, mas de aproximação, e talvez até de uma situação de empate técnico, como se diz quando a diferença fica na margem de erro da pesquisa. Precisamos saber se o voto em Izaías está estabilizado ou se refletia o momento em que estava praticamente sozinho em campanha na cidade, pois foi o primeiro que colocou o bloco na rua.
Mesmo que haja agora alguma diferença, a verdade é que a campanha tem ainda um mês e meio pela frente, e por isto se torna imprevisível, pois volta a equilibrar, e exceto Paulo Camelo, que faz uma campanha para marcar seu discurso, os outros três partem com chances de vitória, e ganhará aquele que acertar mais, errar menos, tiver melhor grupo de trabalho, tanto na formatação da campanha em suas estratégias, quanto no trato direto com o eleitorado.
Começa, de fato, a briga pelo voto na cidade. E eu gostaria que a cidade tivesse segundo turno, pois caminharia para isto. Pelo andar da carruagem teremos um prefeito eleito com pouco mais de 30% dos votos.