quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ivo e Ivan - Destino traçado!


Parece que o destino resolveu unir mesmo os octogenários Ivan Rodrigues e Ivo Amaral.

Antigos adversários, na época mais ideológica da política nacional, hoje os senhores tranquilamente defendem o mesmo projeto. Porém, a convergência esteve ameaçada.

No debate promovido nas reuniões mensais do PSB, Ivan Rodrigues estava conseguindo aglutinar, além dos partidos da Frente Popular, antigos adversários, como Ivo Amaral, aliás, o próprio filho do ex-prefeito, Ivo Jr., filiou-se ao partido do governador, sendo qualificado como um dos nomes que poderia ser alçado ao posto de candidato.

O que fez Ivo Amaral, foi tão somente antecipar um movimento de aproximação feito meses depois pelo próprio governador Jarbas Vasconcelos, do seu partido, o PMDB.

Porém as circunstâncias que trouxeram para Garanhuns Antônio João Dourado acabou por afastar a dupla caipira, Ivo a Ivan. Cada um a seu modo, buscou uma nova ordem política. Ivan se viu na missão de segurar e manter viva a história socialista, que viu o partido perder o rumo, e Ivo se voltou a costurar o apoio do PMDB, aliás, teve seu próprio nome cogitado para encarar a eleição.

Desde algum tempo, os amigos não se desgrudaram. Trocam constantes telefonemas e sempre que podem, conversam sobre a cidade. Ivo Amaral fez questão de estar ao lado de Ivan durante todo o tempo na grande homenagem recebida pelo velho socialista no mês passado, quando em pleno Festival de Inverno, viu algo em torno de 500 pessoas prestar solidariedade à sua defesa pela cidade. Pessoas das mais diversas correntes políticas, inclsuive candidatos como Zé da Luz e Izaías Régis, e históricos socialistas como Adilson Gomes, ou deputados como Fernando Ferro estiveram presentes.


Vale ressaltar que Ivo Amaral chegou a dizer que se o candidato do PSB fosse Ivan Rodrigues, teria o seu apoio, comprometendo-se a buscar outras significativas parcerias.

Porém, deu tudo errado.

Mas o destino achou por bem uni-los. O PSB de Ivan se viu impossibilitado de apoiar Izaías Régis por este ter levado para seu palanque Antônio João e seu grupo, que aportou no partido socialista.

Seria uma caminho natural o apoio a Zé da Luz (PHS), que historicamente sempre esteve mais próximo do governador e do PSB. Aliás, já disputou eleições, inclusive em Garanhuns, defendendo a legenda.

Ivo Amaral viu o PMDB caminhar para Izaías, mas também por desavenças políticas com alguns de seus aliados, principalmente o ex-prefeito Bartolomeu Quidute, preferiu não acompanhar a decisão da executiva, e rompeu, indo às hostes humanistas. Ivo e Ivan se reencontraram no palanque de Zé da Luz.

O destino estava traçado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.