No domingo (7) de eleições, de acordo com a portaria n° 2948/2012 da Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco continua proibindo a venda e consumo de bebidas alcóolicas no Estado. Neste pleito, houve duas excessões para a venda, depois que dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) emitiram liminar que liberou a venda de bebidas em dois estabeleimentos do Estado: o supermercado Extra e o Grupo Pão de Açúcar. O secretário da Secretaria de Defesa Social (SDS), Wilson Damázio, explica que a lei não libera o consumo, que segue proibido até às 18h de hoje.
"O consumo continua proibido, em bares, praia, restaurantes e locais públicos em geral. Nós já orientamos os comerciantes sobre a proibição. Quem for pego vendendo pode ser detido e vai responder por crime de desobediência, podendo pegar de 15 dias a três meses de detenção", explica.
O secretário ainda complementa, afirmando que a prioridade da fiscalização é para crimes eleitorais. "Não podemos impedir o cidadão de consumir bebidas alcoólicas em casa. Vamos fiscalizar esse consumo, mas a prioridade de vistoria é para crimes eleitorais".