sábado, 16 de março de 2013

PREFEITOS VÃO INVESTIR NOS ARTISTAS REGIONAIS



Tenho ouvido nos últimos dias de vários prefeitos, que não pretendem investir alto em grandes atrações que levam muito dinheiro da cidade, além disso é mais barato e mais cultural, portanto mais salutar, investir na música de qualidade regional. Também ficou provado festa desse jeito já não dá votos. Em alguns municípios que gastaram muito dinheiro na véspera da eleição com atrações nacionais, o resultado das urnas foi a vitória da oposição.

E tem a questão econômica também, com os municípios endividados e ainda se recompondo, como explicar investir centenas de milhares de reais em festas de dois ou três dias quando a população tem outras necessidades?

Por isto, devemos ter a música regional de qualidade mais prestigiada, principalmente pelos prefeitos mais conscientes, cultural e economicamente!

Citarei dois exemplos: Paranatama e Bom Conselho. No primeiro caso, Zé Teixeira convocou Eduardo Cabral para a cultura, e o produtor já pôs no papel em apenas quinze dias, três ou quatro projetos que devem repercutir na região. Já está inscrevendo no Funcultura, que encerra esta semana, e fez contatos com autoridades que possam disponibilizar recursos para algumas ações culturais. 

Em Bom Conselho, o prefeito Dannilo Godoy afirmou que não vai gastar o dinheiro da prefeitura com atrações que tocam uma hora e meia e levam 100 ou 200 mil reais do município. Está capacitando a equipe para produzir projetos culturais e deve vir por aí um grande evento no São João, com inteligência e cultura.

E Garanhuns parece que vai no mesmo sentido, pelas recentes declarações de Izaías Régis, que aliás, sempre trabalhou a música local em seus eventos. Pretende criar um palco só para nossos artistas no Festival de Inverno. Acho que se conseguir melhorar o caché, que tem sido muito pouco, pagar em um tempo razoável de 30 dias e melhorar os horários de apresentação, já seria um grande avanço. Na Esplanada, os artistas poderiam ser a segunda atração e ter um tempo de uma hora de show. 

Garanhuns tem centenas de grupos e todos precisam ter oportunidades, aliás, precisamos movimentar esta cidade, não temos projetos culturais em nenhum segmento, em canto nenhum. Estamos vivendo de festivais! Precisamos da cultura do cotidiano! 

Voltando às programações das festas na região. Nomes como Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro e Petrúcio Amorim, enriquecem qualquer programação e não empobrecem as prefeituras. E no Agreste têm diversos artistas e grupos musicais que atendem perfeitamente a qualquer programação, de qualquer perfil, que se queira fazer! Para mostrar, vamos à programação da Festa de São José no Brejo Velho em Paranatama.

Uma festa religiosa de comunidade, que conta com artistas de Garanhuns, Correntes e Brejão, mostrando a força da nossa região! Tomara que mais prefeitos pensem desta forma!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.