sábado, 15 de junho de 2013

A vaia a Dilma e a repercussão nas mídias sociais



A presidente Dilma Rousseff foi muito vaiada momentos antes do início da abertura da Copa das Confederações. Anunciada pelo alto-falante do estádio, ela fez caras de poucos amigos e limitou-se a dizer uma única frase no microfone, enquanto Joseph Blatter, presidente da Fifa, deu uma bronca na torcida pelo comportamento. "Por favor, onde está o fair play de vocês", disse o cartola, visivelmente constrangido com a situação. Bletter cobrou respeito à torcida. Dilma, por sua vez, foi sucinta e ignorou os protestos. "Declaro oficialmente aberta a Copa das Confederações 2013", disse ela, atropelando as vaias.

O momento embaraçoso repete uma outra história polêmica do país em grandes competições. Em 2007, na cerimônia que abriu o Pan do Rio de Janeiro, Lula estava no Maracanã e foi vaiado em todas as vezes que apareceu no estádio ou foi citado. Até por isso, ele quebrou o protocolo e não fez o pronunciamento tradicional de abertura.


.
AGORA COMIGO: Olhando agora a pouco o facebook senti uma certa rejeição dos internautas às vaias que os brasilienses deram na presidente Dilma Roussef (presidente, mesmo. O português é democrático e a gente usa o termo que quiser). 

Levando em conta estas vaias podemos definir alguns comportamentos. Os primeiros são os que não estão nem aí, não sabem o que aconteceu e vida que segue.

Há os que concordam com as vaias, pois estão politicamente recriminando os gastos com a Copa e a Olimpíada no Brasil, sempre acreditando que esta dinheirama toda poderia ir para a educação e a saúde. 

Mas há os que não gostaram das vaias, e estes por dois motivos. Uns acham que ela merece, mas não era o momento. O mundo estava vendo e mais uma vez passamos uma imagem de falta de educação, de um povo que desrespeita suas instituições e autoridades. Somado à bagunça fora do estádio com violência e tudo mais, deve ter assustado muita gente que pensa em vir para a Copa no próximo ano.

E por fim, há os que apoiam os investimentos, que acreditam ser salutar para o Brasil ter melhores palcos para o principal esporte do país. Casas imponentes que dêem condições aos atletas e conforto à torcida. E mais, que é importante para concretizar o bom momento internacional que vive o país, mostrando que somos capazes de fazer o que fizeram França, Estados Unidos, Japão, México e a África do Sul recentemente, realizar uma Copa do Mundo.

Acho que a resposta para quem está insatisfeito pode ser dado no próximo ano, e não expondo a nação em rede mundial. 

E aos que lembram do país antes de Dilma e Lula, deve ter assustado também. Pois mostra que vai ter uma intensa campanha da grande mídia e do poder concentrado do sudeste do país para a retomada do poder. 

Os opositores a presidente devem ter adorado, pois pode haver uma repercussão e continuidade na queda de sua aprovação popular, já verificada na última pesquisa com a perda de sete pontos percentuais.

Com essas coisas, aumenta significativamente as oportunidades de Eduardo Campos entrar no jogo. Não das confederações, mas da Federação mesmo!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.