sábado, 31 de agosto de 2013

Obrigado, Jonas!

Agora ao novo aposentado, sombra e água fresca!! 

Quando Jonas Lira deixar o estúdio da FM Sete Colinas neste sábado, fechará o último capítulo profissional de uma carreira no rádio garanhuense, daquelas de causar inveja aos maiores radialistas do país. 

Jonas é um daqueles caras que as pessoas dão como exemplo em suas conversas. Bom profissional, marido, pai, irmão, filho, amigo, ...e talvez por isto, nem saiba o tamanho de sua importância e responsabilidade ao usar os microfones da emissora que defendeu de forma missionária por mais de duas décadas. A opinião de Jonas é daquelas que já nascem para ser a derradeira.

Foi assim, com seu caráter, sinceridade e profissionalismo, aliado a um gosto apuradíssimo para a música de qualidade, que brindou seus ouvintes com repertórios de muito bom gosto, deixando programas tradicionais no rádio que têm a sua marca: 100,5 Brasil, Travessia e Censura Livre, este último produzido também por sua irmã, Ana Jaíra.

Jonas tem um olhar crítico sobre a cidade, muitas vezes demonstrada com fina ironia. Sacadas geniais sobre política e nosso cotidiano. Foi assim, que certo FIG (sou terrível para lembrar os anos) como forma de protesto à desqualificação da programação, fez um minuto de silêncio, que repercutiu em todos os recantos do estado, fazendo as autoridades repensarem o que colocavam em nossos palcos.

Jonas é um excelente intérprete, e sua influência com o grupo musical Art Livre ainda hoje reverbera entre os jovens. Formada por Lula, Maurilinho, Mogeu e o próprio Jonas, a banda ensinou nos bares da vida o que era a verdadeira música brasileira, formando uma geração que passou adiante os ensinamentos. Aquela influência foi para o rádio, um espaço onde o talento de Jonas alcançou outros públicos, aliando o entretenimento com a didática da arte.

E por falar em arte, o microfone de Jonas foi democrático, praticamente todos os artistas, de todos os segmentos estiveram usufruindo do espaço concedido pelo radialista. Durante todo o ano, mas principalmente nos programas especiais como os Bastidores do Festival, e a cada sábado no Censura Livre, que aliás virou blog, sempre enaltecendo a cultura.

Sua formação vem do berço, pois muitas das qualidades aqui descritas, como senso crítico e bom gosto cultural, podem ser perfeitamente direcionadas aos Lira, uma família inserida no município com trabalho, dignidade e participação.

O rádio, seus ouvintes e colegas de emissora perderão a constância de sua presença. Aos seus pares, pedimos a compreensão de deixar vivo o projeto defendido. A seu Ivo Amaral e todos que fazem a FM 7 Colinas, agradecemos por apostar naquele rapaz que sempre lutou pela qualidade na programação. 

E a Jonas, que Deus o acompanhe sempre, sabendo que deixa uma legião de fãs.

PS. Eu comecei escrevendo justamente sobre música para o Jornal A Gazeta de Garanhuns, e por aquele pequeno espaço, Ana Jaíra e Jonas me convidaram para participar do Programa Censura Livre, foi um dos primeiros momentos em que vi a repercussão do que eu escrevia. Foi importante, e marcou. Lembro como hoje! É bom saber que aquele mesmo espaço continuou sendo utilizado ao longo dos anos para permitir que tantas pessoas, como eu, pudessem mostrar e conversar sobre seus trabalhos.

Valeu, Jonas!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.