sexta-feira, 6 de setembro de 2013

SENAI lança edital de seleção dos cursos técnicos para 2014



Começam nesta sexta-feira (06), as inscrições para a seleção dos cursos técnicos gratuitos do SENAI Pernambuco. Para 2014, serão oferecidas 1.466 vagas para as escolas do Recife, Região Metropolitana e interior do Estado, em 17 diferentes cursos. Este ano, as novidades são as oportunidades nos novos cursos de Mecânica e Fabricação Mecânica, nunca antes ofertados pela Instituição. As inscrições serão realizadas pelos sites www.mrvc.net/senai ou www.pe.senai.br até o dia 22 de setembro. As provas acontecerão no dia 17 de novembro, com duração máxima de 3h, no horário das 9h às 12h.

A seleção terá duas modalidades: Modalidade Concomitante – Manhã e Tarde, para estudantes que estiverem cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2014, e tiverem entre 16 e 22 anos no ato da matrícula; e a Modalidade Subsequente – Noite para qualquer candidato que tenha o Ensino Médio concluído. A taxa de inscrição custa R$ 20,00. As oportunidades são para as Escolas SENAI de Santo Amaro, Água Fria, Areias, Cabo e Paulista, na Região Metropolitana, SENAI Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, localizadas no Agreste, e ainda a Escola Técnica SENAI Petrolina, no Sertão.

Os interessados podem tentar vagas nos cursos de Técnico em Administração, Alimentos, Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Produção de Moda, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Vestuário e Segurança do Trabalho. Os cursos de Mecânica, Fabricação Mecânica e Soldagem, que não estavam no edital 2013, terão carga horária de 1.200 horas/aula e serão ministrados nas Escolas Técnicas SENAI Santo Amaro e Cabo.

O curso técnico em Mecânica formará profissionais capazes de elaborar projetos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos, assim como o controle de processos de fabricação. O técnico em Fabricação Mecânica participa do projeto, planejamento, supervisão e controle das atividades de fundição, usinagem, fresagem, caldeiraria, soldagem e outros processos de conformação mecânica, além de selecionar e especificar os materiais e insumos aplicados aos processos de fabricação.

O curso técnico de Soldagem já foi anteriormente oferecido pelo SENAI Pernambuco, mas não foi contemplado nos últimos editais. O técnico em Soldagem planeja e supervisiona a execução de atividades de soldagem em estruturas metálicas e atua na calibração de equipamentos e maquinas, entre outros. O profissional de soldagem pode trabalhar na indústria naval, petroquímica, nuclear e de óleo, gás, automobilística, química, elétrica, eletrônica, de transformação, empresas e comércio.

Após a seleção, os aprovados precisam ter condições de apresentar os documentos de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento ou Casamento, declaração de matrícula no Ensino Médio em 2013 (apenas para quem vai concorrer às vagas nos turnos da manhã e tarde), cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, duas fotos 3x4 (com o nome do candidato e opção de curso escritos no verso da foto) e autodeclaração de baixa renda no ato da matrícula.

Em 2013, ofertamos 2.071 e tivemos 24.212 inscritos. As oportunidades mais procuradas foram: técnico em segurança do trabalho, técnico em eletrotécnica, técnico em edificações, técnico em administração, eletromecânica, manutenção automotiva, eletromecânica, logística, redes de computadores.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.