Novamente a Polícia Federal em todo o país fará greve de advertência, desta vez por um período de 48 horas, ou seja, terça e quarta-feira (25 e 26). Em Pernambuco os policiais federais, liderados pelo SINPEF/PE, também vão cruzar os braços, uma vez que a categoria no estado aprovou, por unanimidade, o calendário nacional de mobilizações.
Todas as unidades do Recife irão parar as atividades, como a Superintendência, o Porto e o Aeroporto Internacional do Recife. Já no interior haverá paralisação nas Delegacias da Polícia Federal de Caruaru e Salgueiro. Conforme exigido por lei, serão mantidos 30% dos serviços essenciais.
Assim como no dia 11 desse mês – na primeira greve de advertência -, os policiais ficarão concentrados na sede da Superintendência, na Avenida Cais do Apolo, bairro do Recife Antigo. Novamente a categoria pretende sensibilizar o governo e denunciar para a sociedade o que ocorre nos bastidores da PF, a crise interna que vem se arrastando há anos entre Agentes, Escrivães e Papiloscopistas.
Eles protestam contra retaliações que vêm sofrendo do Governo Federal e que tem resultado em conseqüências como más condições de trabalho, desaparelhamento da polícia, corte do orçamento e perdas salariais, já que estão há sete anos sem aumento (em 2009 tiveram um índice simbólico de 3,4%).
Os Policiais Federais também reclamam do não cumprimento da Lei 9266, que classifica a categoria como nível superior e que até hoje nunca foi reconhecida.