sexta-feira, 7 de março de 2014

Novos leitos para casos neurológicos em Pernambuco

Mais 64 leitos para pacientes neurológicos serão disponibilizados pelo SUS em Pernambuco, na próxima semana, com a reabertura do antigo Hospital Vitória Régia. A unidade de saúde, que foi fechada há quase três anos, teve o prédio alugado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), que iniciou a reforma das instalações no ano passado, e passará a gerir os serviços hospitalares. 

Ainda no final de 2013, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) contratou os leitos em uma negociação de R$ 200 mil, para que as vagas servissem de retaguarda para doentes neurológicos do Hospital da Restauração (HR), principal serviço da especialidade no Estado. 

O HR atende por dia 82 pacientes em média. Cerca de 75% deles precisam de internação, mas o hospital dispõe de, apenas, 143 leitos dessa área médica. A meta com o incremento das vagas é desafogar a urgência da Restauração, encaminhando os pacientes com quadro estável para o novo serviço do Imip. 



A diretora geral de Assistência à Saúde da SES, Ivette Buril, destacou que o HR já contava com 40 leitos de retaguarda no Hospital Nossa Senhora da Graça, e também 32 no antigo prédio do Imip. Com a reformulação da rede de suporte do Imip, as vagas foram redirecionadas para o novo prédio em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, e foram distribuídas em 50 leitos de clínica, oito de UTI e seis de observação de emergência. 

“Os leitos de suporte são uma estratégia do SUS para desafogar as emergências. Os pacientes que saem da fase aguda é que irão para esses leitos”, explicou Ivette, sobre a dinâmica da rede de suporte. O incremento das vagas para neuro vem dar fôlego a área, que nos últimos anos, tem tido grande volume de atendimentos. Em 2011 foram 118.101 mil consultas realizadas na especialidade. Em 2012 foram 139.723 mil procedimentos e 2013 fechou em 142.242 mil. 

O maior envelhecimento da população, que fica mais propensa a doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), e os acidentes de moto são as principais responsáveis pelos atendimentos no setor, que já é defasado na sua distribuição pelo Estado. 

A maioria das vagas para internação se concentra no Recife. E no Sertão o serviço está presente em Petrolina, Garanhuns e Serra Talhada, com poucos leitos. Para suprir essa lacuna, Ivette Buril destacou o investimento no Hospital Mestre Vitalino, que está sendo construído no Agreste. “Ele terá 36 leitos de neuro e será inaugurado agora no primeiro semestre”, pontuou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.