A saúde do trabalhador da Região Agreste foi debatida na 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – CESTT – Etapa Agreste. O município de Gravatá recebeu durante dois dias (13 e 14 de maio) a terceira etapa regional da conferência que foi realizada anteriormente em Petrolina e Triunfo. O tema da quarta edição da conferência foi “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”. Durante a 4ª CESTT foram propostas diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com a perspectiva de considerar as especificidades de cada região do nosso Estado. Participaram dela os 53 municípios que formam as IV e V GERES, respectivamente Caruaru e Garanhuns.
De Garanhuns, representando a V GERES, além da gestora Dra. Ricarda Samara, coordenadores estiveram presentes, além de secretários de saúde e outros profissionais dos 21 municípios que compõem a V Regional de Saúde. Aliás, a equipe de Garanhuns foi eleita como delegados para a Conferência Estadual.
No evento aconteceram painéis sobre “Desenvolvimento Econômico”, “Política Nacional de Saúde do Trabalhador” e “Controle Social”. Aline Gurgel, que expôs sobre desenvolvimento econômico e seus reflexos na saúde do trabalhador, pontuou a relevância do tema: "Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho. Política de Saúde do Trabalhador tem que se tornar uma prioridade.” Para José Marcos, conselheiro estadual de saúde e presidente da conferência, é preciso levar as proposta à prática e entender a saúde do trabalhador como uma luta diária.
Para os debates, os representantes de conselhos municipais de saúde, secretarias municipais de saúde, CIST, entre outras, inscreveram-se em blocos de cinco para questionar a respeito dos painéis. "É fundamental que o trabalhador se aproprie da sua política.", ressaltou Gildázio Moura.
Na quarta-feira os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho para elaboração de ações que permitam a efetivação e eficácia prática da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, conforme os sub-eixos da conferência: Desenvolvimento socioeconômico, fortalecimento da participação, efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora e Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Foram feitas 12 propostas em cada grupo e depois compartilhadas com a plenária para ajustes e aprovação.
Aconteceu ainda o processo eleitoral para os delegados que participarão das etapas Estadual e Nacional. Dessa etapa sairam 60 delegados para Estadual que será realizada entre os dias 09 e 11 de junho e 14 delegados para a Nacional que será em novembro.