quarta-feira, 25 de junho de 2014

MARKETING NA COPA: A polêmica da cueca do Neymar



Neymar fez mais uma ação de marketing, agora em plena Copa do Mundo. O jogador usou e mostrou pra todo mundo, literalmente, uma sunga estampada com a bandeira nacional, na partida da seleção brasileira contra Camarões .

A sunga (e não cueca) é da nova coleção de uma marca conhecida no Rio de Janeiro, "presente" da grife, para toda a equipe. 

A exposição intencional criou polêmica pela possibilidade de estar infringindo o regulamento de Marketing da Copa do Mundo, que impede que os jogadores exibam mensagens religiosas, políticas ou publicitárias. Qualquer merchandising utilizando o evento, transmitido para o mundo todo passa obrigatoriamente pela FIFA. Os uniformes são aprovados através das marcas esportivas patrocinadoras de cada seleção. Resta saber se há autorização expressa para uso de cuecas, e se este tipo de merchan está fora do alcance da instituição.

Por meio da assessoria de imprensa, a empresa informou que não se tratava de uma ação publicitária e que Neymar utilizou a sunga por vontade própria. 

A FIFA abriu investigação.

Neymar já usou da estratégia em uma partida da Liga dos Campeões da Europa, em jogo do Barcelona, quando mostrou diversas vezes a cueca, com a marca do patrocinador. Lá, o resultado para o Barça foi negativo. Acabou desclassificado.

Tomara que essa overdose de marketing não mude a cabeça do nosso grande jogador de futebol, que tem sido imprescindível para a Seleção Brasileira, craque no campo e no marketing.

Além do calção baixo, ainda a camisa levantada para não deixar dúvidas na cueca

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.