Zaqueu espera definição do PDT nacional |
O PDT nacional se reúne dia 10 de junho para tomar posição rumo às eleições de outubro. Uma das questões a serem resolvidas é a postura a ser tomada em Pernambuco. As principais lideranças apoiam Paulo Câmara, seguindo indicação de Eduardo Campos no estado. Entretanto o PDT nacional ficará com Dilma Roussef para presidente e existe uma pressão para que o partido em Pernambuco siga para Armando Monteiro, candidato apoiado pela presidente no estado.
Querem o partido com Paulo Câmara os maiores nomes do partido no estado, a exemplo do prefeito de Caruaru e presidente da legenda em Pernambuco, José Queiroz e o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa.
O deputado federal Paulo Rubem vai de encontro e quer o partido com Armando. O ex-petista é tido como candidato preferencial para a vaga de vice, que continua em aberto.
Em Garanhuns também há expectativa. Se o PDT for para Armando, o candidato a deputado estadual apoiado pelo prefeito Izaías Régis será mesmo o vereador Zaqueu Lins. Não teria sentido aguardar este tempo todo pela decisão do PDT e depois lançar outro nome. Esta condição do partido apoiar também foi argumento para o apoio a Gersinho Filho (SDD) e Audálio Filho (PSDC), este último era tido como o candidato ideal, mas ficou inelegível quando assumiu a prefeitura em uma das viagens do prefeito.
Setores do PT gostariam que Izaías reconsiderasse sua posição em relação à candidatura de Rosa Quidute, inclusive na capital.
Gersinho anunciou que apoia Armando Monteiro, mesmo seu partido fazendo parte da Frente Popular.
Quanto mais aumenta a indecisão, mais aumenta a entrada em Garanhuns de centenas de candidatos de outras regiões. A Frente Popular parece estar mais definida com duas candidaturas de Garanhuns: Sivaldo Albino (PPS) e Ivo Amaral Jr. (PSB).