segunda-feira, 13 de outubro de 2014

DEBATES, PESQUISAS, e FACEBOOK agitam segundo turno para Presidente



Nesta terça-feira, teremos a retomada dos debates com os candidatos a presidente, agora com os dois classificados para este segundo turno, Dilma e Aécio. O primeiro é na Band, às 22h.

Do dia 05 pra cá, muita coisa deu certo pra campanha de Aécio, apoios, pesquisas, etc, e Dilma viu o caso Petrobras lhe tomar pontos preciosos, e que precisa recuperar rapidamente, pois a eleição acontece em menos de quinze dias.

O guia eleitoral, os debates e as redes sociais, todos com abrangência nacional, serão imprescindíveis para que os governistas construam a virada, já que segundo as pesquisas, Aécio está na frente. No guia eleitoral, agora, cada candidato tem seus 10 minutos, o que equilibra. Ruim pra Dilma, que no primeiro turno tinha o dobro do tempo de Aécio.

Os debates serão importantes pela mega exposição, defesa de ideias e troca de acusações, onde Dilma tentará carimbar em Aécio a fama de mau administrador, já que perdeu em Minas, e representante de um Brasil elitizado, que governa para os ricos, discriminando o Nordeste.

Estas questões já ganharam o facebook, além de outras mídias sociais, mas é no facebook que está a maior interatividade, com imagens compartilhadas e milhares de usuários online para viralizar uma mensagem.

A ideia é esta mesma, desconstruir a pessoa de Aécio, como foi feito com Marina, que de representante da sociedade para derrubar o governo petista ficou marcada como pessoa fragilizada sem opinião fixa, além de centenas de insultos pessoais, muitos físicos, que nada têm a ver como sua capacidade política. Foram tantos facecards com mensagens nocivas a Marina que ninguém sabe se ela era a coitadinha fragilizada ou a representante dos bancos que ia privatizar o Sistema Financeiro Nacional. O importante era inviabilizá-la. A maioria dos ataques vieram dos petistas, e foram um dos motivos para dificultar a ida de Marina para Dilma neste segundo turno. Não havia mais diálogo possível com a campanha feroz. O PT dava como certa a vitória sobre Aécio e impediu a ida de Marina ao segundo turno, já que as pesquisas mostravam que a ex-senadora era mais forte no téte-a-téte. Melhor para Aécio que passou a reta final do primeiro turno sorrindo e sem se envolver em polêmicas.

Claro que o PT também é torpedeado, com a exposição dos casos de corrupção e o antipetismo sendo disseminado pelos oposicionistas ao governo. É muito, mas ele é mais antigo, e vem ganhando força a cada eleição, com o natural cansaço de governos longevos. Os casos de corrupção impactaram nesta maior repulsa este ano, sobrepondo-se aos valiosos investimentos sociais, oferecendo mais fogo aos que defendem a alternância de poder. 

Dos dois lados, os marketeiros criam as mensagens, em forma de foto, texto ou o que mais seja, e jogam no facebook, onde se espalham rapidamente, criando convicções baseadas no que eles querem no momento atual da campanha.

Viral.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.