51,5% a 48,5% - Este resultado em qualquer pesquisa é considerado empate técnico. Ele é também o resultado parcial quase final da eleição para Presidente do Brasil. Festa petista!!!
Concorrendo à reeleição, Dilma está praticamente reeleita, e diante do quadro mostrado na tabela de apuração, vai governar um país dividido.
Neste momento, com mais de 98% das urnas apuradas, Dilma colocou 11 milhões de votos de diferença no Nordeste, e 1 milhão no Norte do país. Nas demais regiões deu Aécio, embora o mineiro tenha perdido em seu estado.
A campanha em muitos momentos dividiu o país entre as regiões, Nordeste X Sudeste. Foi também dos ricos contra os pobres. Campanha marcada pelo baixo nível, incentivando o ódio contra o PT e com ataques pessoais, principalmente aos adversários dos governistas.
Vai caber a Dilma, após passar a festa, chamar o país à Unidade Nacional.
Não será fácil, pela perda de credibilidade por parte do eleitorado que votou contra e queria mudanças institucionais, principalmente no combate à Corrupção.
À oposição caberá cooperar, vigiar e cobrar investigações, cumprindo seu papel constitucional. Aliás, o país pode entrar numa crise, caso as investigações sobre a Petrobras apontem para muitos parlamentares no Congresso Nacional.
O momento é de festa para quem decidiu seguir com o atual governo! A força da distribuição de renda, através dos programas sociais, prioritariamente em municípios pobres do Nordeste, definiu a eleição.
Dilma está reeleita com pouca margem, e precisará trabalhar bastante para resgatar a confiança da metade do Brasil. A outra metade está em festa.
E deixa a festa rolar!!!