segunda-feira, 10 de novembro de 2014

IVAN RODRIGUES: A lógica perversa do aumento dos combustíveis



Alguém pode me explicar a lógica perversa que preside os reajustes de combustível? Conforme anunciado pelo Governo, o reajuste do diesel é de 5% (cinco por cento), enquanto o da gasolina é de apenas 3% (três por cento).

O diesel é utilizado pelo transporte coletivo e o seu reajuste reflete inexoravelmente no custo das passagens dos seus usuários, ainda mais com a circunstância de que todo o mundo sabe que não existe solução para a mobilidade urbana que não seja através de um transporte coletivo de boa qualidade e baixo custo.

A gasolina destinada aos veículos unitários que estrangulam as ruas e provocam os maiores índices de acidentes com mortes são favorecidos por uma tarifa menor.

A lógica indicada favorece, de forma estranha e inexplicável, os veículos unitários que ocupam maior espaço e carregam menos gente, enquanto prejudicam, ostensivamente, o transporte coletivo dos mais carentes.

E que terão de suportar tarifas mais altas para o uso de ônibus calorentos, sem cintos de segurança (pobre não é considerado humano depois que passam as eleições), imprensados de pé e com longa espera nas paradas. Costumo dizer que deve ser “coisa de pobre”, sofrer tanta injustiça e ser tão enganado!

Ivan Rodrigues

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.