Dez cursos superiores oferecidos em Pernambuco foram classificados como “insatisfatórios” de acordo com a avaliação do Ministério da Educação (MEC) divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18). A análise – referente ao ano de 2013 – considerou 3.439 cursos superiores de diversas instituições do País. Ao todo, o Nordeste teve 48 graduações reprovadas pelo MEC.
O conceito “insatisfatório” foi dado a todos os cursos que alcançaram notas 1 ou 2 de uma escala que vai até 5 do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O índice leva em conta o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e do corpo docente. Das mais de 3 mil graduações avaliadas, apenas 25 (ou 1,2%) alcançaram a nota máxima.
Em 2013 foram avaliados 17 graduações de diferentes instituições: medicina veterinária, odontologia, medicina, agronomia, farmácia, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, zootecnia, biomedicina, tecnologia em radiologia, tecnologia em agronegócios, tecnologia em gestão hospitalar, tecnologia em gestão ambiental e educação física (bacharelado).
Os cursos reprovados em Pernambuco foram:
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE ARARIPINA
AGRONOMIA
ARARIPINA - NOTA 1
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
MEDICINA VETERINÁRIA
RECIFE - NOTA 2
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO RECIFE
ODONTOLOGIA
RECIFE - NOTA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA
ENFERMAGEM
OLINDA - NOTA 2
FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE (ESTÁCIO FIR)
ENFERMAGEM
RECIFE - NOTA 2
FACULDADE DO RECIFE
ENFERMAGEM
RECIFE - NOTA 2
FACULDADE DE ENFERMAGEM DE BELO JARDIM
ENFERMAGEM
BELO JARDIM - NOTA 2
UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO
FONOAUDIOLOGIA
OLINDA - NOTA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE SERRA TALHADA
SERVIÇO SOCIAL
SERRA TALHADA - NOTA 2
FACULDADE ASCES
EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)
CARUARU - NOTA 2
No Nordeste, o curso com maior número de reprovações foi o de enfermagem, com oito no total – sendo quatro de Pernambuco -, seguido de serviço social (6), educação física (5) e medicina (3). Num dos cursos reprovados no País chegou a ser classificado com nota 1. A instituição que tiver graduações reprovadas duas vezes consecutivas podem sofrer punições como a suspensão do vestibular.
A instituição que tiver graduações reprovadas duas vezes consecutivas podem sofrer punições como a suspensão do vestibular. Dos 79 cursos avaliados em Pernambuco, 43 foram avaliados com nota 3 e cinco ficaram sem conceito.