segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Confira os Cursos Superiores reprovados pelo MEC em Pernambuco - 2014



Dez cursos superiores oferecidos em Pernambuco foram classificados como “insatisfatórios” de acordo com a avaliação do Ministério da Educação (MEC) divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18). A análise – referente ao ano de 2013 – considerou 3.439 cursos superiores de diversas instituições do País. Ao todo, o Nordeste teve 48 graduações reprovadas pelo MEC.

O conceito “insatisfatório” foi dado a todos os cursos que alcançaram notas 1 ou 2 de uma escala que vai até 5 do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O índice leva em conta o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e do corpo docente. Das mais de 3 mil graduações avaliadas, apenas 25 (ou 1,2%) alcançaram a nota máxima.

Em 2013 foram avaliados 17 graduações de diferentes instituições: medicina veterinária, odontologia, medicina, agronomia, farmácia, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, zootecnia, biomedicina, tecnologia em radiologia, tecnologia em agronegócios, tecnologia em gestão hospitalar, tecnologia em gestão ambiental e educação física (bacharelado).

Os cursos reprovados em Pernambuco foram:

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE ARARIPINA 
AGRONOMIA 
ARARIPINA - NOTA 1

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO 
 MEDICINA VETERINÁRIA 
 RECIFE  - NOTA 2

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO RECIFE 
 ODONTOLOGIA 
 RECIFE - NOTA 2

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA 
 ENFERMAGEM 
 OLINDA - NOTA 2

FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE (ESTÁCIO FIR) 
 ENFERMAGEM 
 RECIFE - NOTA 2

FACULDADE DO RECIFE 
 ENFERMAGEM 
 RECIFE - NOTA 2

FACULDADE DE ENFERMAGEM DE BELO JARDIM 
 ENFERMAGEM 
 BELO JARDIM - NOTA 2

UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO 
 FONOAUDIOLOGIA 
 OLINDA - NOTA 2

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE SERRA TALHADA 
 SERVIÇO SOCIAL 
 SERRA TALHADA - NOTA 2

FACULDADE ASCES 
 EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO) 
 CARUARU - NOTA 2

No Nordeste, o curso com maior número de reprovações foi o de enfermagem, com oito no total – sendo quatro de Pernambuco -, seguido de serviço social (6), educação física (5) e medicina (3). Num dos cursos reprovados no País chegou a ser classificado com nota 1. A instituição que tiver graduações reprovadas duas vezes consecutivas podem sofrer punições como a suspensão do vestibular.

A instituição que tiver graduações reprovadas duas vezes consecutivas podem sofrer punições como a suspensão do vestibular. Dos 79 cursos avaliados em Pernambuco, 43 foram avaliados com nota 3 e cinco ficaram sem conceito.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.