domingo, 26 de abril de 2015

Por que o Sport perdeu para o Salgueiro?



Depois do resultado é fácil encontrar as falhas em uma derrota. Se o Sport tivesse vencido o Salgueiro pelo placar necessário para chegar à final do Campeonato Pernambucano, provavelmente não estaria buscando culpados.

Vários fatores levaram o time da Ilha do Retiro a perder do Salgueiro, em Salgueiro, e somente empatar no Recife (jogo na Arena). Vejamos alguns:

1. O time jogou bem no começo do ano, principalmente no Pernambucano, onde os outros clubes estavam ainda se montando. Achou que levaria o título tranquilamente, houve certo desleixo para o estadual quando chegou a reta final. Tava ganho.

2. Suas principais peças não jogaram o que podem jogar. Jovens como Joéliton não renderam o mesmo do ano passado, e as estrelas, principalmente Diego Souza, não mostraram ainda o porquê de ganhar um altíssimo salário. O ataque foi muito irregular. Samuel, Mike, Felipe Azevedo... Nomes como Wendel, Rithely, Mancha.. Podem e devem jogar mais.

3. Diego Souza não jogou o esperado. Falei dele no outro ponto, mas vale um somente pra ele, pela expectativa criada de ser o craque que decide jogos. Fez um gol de falta hoje e só. Saiu e muita gente criticou o técnico. Mas em 70 minutos em campo, alguém lembra de uma jogada ofensiva do craque? 

4. Eduardo Batista não encontrou a melhor formação, o time ficou sem cara. Parece que os jogadores estão fora de posição, e cada torcedor tem um time diferente para escalar. Acabou o ciclo de Eduardo no Sport que perdeu a confiança do torcedor.

5. A diretoria parece não entender de futebol e não se mostrou presente.

6. O time está irregular. No Nordestão alternou bons e maus momentos, e perdeu para Sampaio Correia e Coruripe. Aliás, só classificou porque o time do Maranhão perdeu pontos no tapetão.

7. Menosprezou o adversário. O Sport achava que atropelava o Salgueiro. O time do Sertão venceu todos os grandes em seus domínios, mesmo assim, o time, a imprensa, os jogadores e todo mundo colocava o Sport na final. O Salgueiro fez um bom regional, classificando-se em primeiro do seu grupo.

8. Campeão do Nordeste e do Pernambucano em 2014, o Sport achava que ganharia tudo neste primeiro semestre, e isto subiu à cabeça. Não imaginavam que a coisa pudesse desandar como desandou.

9. Jogou na Arena. Fiquei com a impressão que se o jogo fosse na Ilha do Retiro, na casa do Sport, a pressão seria maior e a torcida faria mais diferença. A Arena é quase campo neutro, o Náutico que o diga.

10. O Salgueiro jogou demais, nos dois jogos, numa entrega perfeita, condicionamento técnico e tático. No Sertão foi pra cima e fez o resultado. No Recife se fechou e buscou o contra-ataque. O time do Salgueiro tem jogadores experientes que já passaram por grandes clubes do país, a exemplo de Lúcio, Marcos Tamandaré, Anderson Lessa... Não tremeu vendo a camisa do Sport.

11. O Sport não aprendeu com os erros dos outros. Santa Cruz, Náutico, Ceará... Todos eles sofreram em Salgueiro, mas o Sport achava que com ele seria diferente, porque ele é o Sport.

12. Os jogadores do Salgueiro se multiplicaram, tinham a consciência que jogavam por uma cidade e por colocar seus nomes na história do clube e do futebol pernambucano.

13. O Salgueiro vem se se preparando para isto nos últimos anos, com bons times, boas participações em torneios regionais e até no nacional. Tem dono, que investe e espera resultados positivos. Estão vindo.

14. A arbitragem não ajudou o Sport.

15. Não dá pra dizer que foi o juiz, o gramado, a iluminação, o trânsito, a bola, Dilma, o calor, o gandula.. O Sport vai ter que se preparar para o Brasileiro, pois é Série A, e precisa se recompor. É um time bom no papel, que não está jogando o que pode.

Tem mais alguma observação?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.