sexta-feira, 15 de maio de 2015

TADEU ALENCAR VISITA AGRESTE MERIDIONAL E DISCUTE REFORMA POLÍTICA‏



O deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) fará, neste sábado e domingo, uma visita ao Agreste Meridional. Ele estará em Garanhuns, para participar de reuniões com aliados do PSB no município e também com lideranças de cidades vizinhas, como Brejão, Palmeirina e Bom Conselho. Tadeu também dará uma série de entrevistas neste sábado às rádios Marano FM (9h), Jornal (10h30) e 7 Colinas (12h), e conversará com blogueiros da região sobre sua atuação na Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, da qual é vice-presidente, entre outros assuntos.

Esta semana, o parlamentar se dedicou, em Brasília, à apreciação do relatório apresentado pelo deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) à Comissão Especial, que propôs avanços nas mudanças dos sistemas eleitoral e partidário – como o fim da reeleição, a unificação do calendário eleitoral, a cláusula de barreira e outros pontos – mas também incluiu questões que precisam ser reavaliadas, como o mandato de dez anos para senador, quando a maioria da comissão defendia a redução para cinco anos, e a implantação do Distritão como sistema eleitoral no País.

Entre os destaques a serem apresentados pelo PSB, um deles pretende assegurar a supressão do Distritão e a manutenção do atual sistema proporcional, aliado a aperfeiçoamentos como o fim das coligações proporcionais e uma cláusula de desempenho individual, impedindo que candidatos “nanicos” – aqueles que obtenham menos de 15% do quociente eleitoral – sejam beneficiados pelas sobras dos votos dos cabeças das suas chapas, os chamados puxadores de votos.

Tudo isso será discutido na próxima terça-feira, em Brasília, quando o relatório final da reforma política será colocado em votação na Comissão Especial. Uma vez ajustado e aprovado, o documento seguirá para o voto no plenário da Câmara. “Queremos fazer uma reforma política afinada com os anseios da população, que foi às ruas pedir mudanças. É para isso que estamos lutando”, afirmou Tadeu Alencar.

Foto: Sérgio Francês/PSB

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.