sexta-feira, 3 de julho de 2015

Os serviços de asfalto na periferia de Garanhuns




A atual administração municipal tem algumas marcas importantes, a reforma das praças, iluminação de LED nas principais avenidas, criação do Festival Viva Dominguinhos e o asfalto de ruas da periferia do município. A preocupação com a beleza das principais ruas e praças que tenham apelo turístico é público e notório.

Por outro lado, há falhas que precisam ser corrigidas, principalmente no atendimento à população, e na qualidade dos serviços feitos. 

Vereadores da oposição começaram uma série de visitas a algumas dessas obras e enviaram à imprensa imagens do descaso. Estão fazendo as denúncias os vereadores Sivaldo Albino (PPS), Paulo Leal (PSB), Nelma Rodrigues (PR) e Claudio Taveira (PROS).

No CAIC, segundo os vereadores, mesmo sendo gastos quase R$ 2 milhões, a situação não é boa, com falhas incríveis na reforma.

E quanto ao asfalto de ruas da periferia, os vereadores mostram que o material utilizado no bairro do Indiano é de péssima qualidade, e mesmo antes de ser inaugurado, ou de enfrentar o primeiro inverno, já tem buracos, muitos buracos. Em alguns locais o asfalto já está solto do solo. Deveria haver uma garantia de 10 anos dos serviços.

Situações semelhantes foram assuntos de reclamações de moradores da Boa Vista e da Cohab II. Foram milhões investidos, de verba federal, do FEM estadual e recursos próprios.

Os moradores ficam entre o céu e o inferno, na alegria de ver suas ruas sendo calçadas ou asfaltadas, pois recordam quando enfrentavam poeira e lama, e a tristeza de ver que o serviço pode ser de má qualidade.

Aliás, o próprio Ministério Público exigiu o recapeamento de algumas ruas, parece-me que na Boa Vista, próximas ao Colégio Estadual João da Mata Amaral. Segundo o Valério Caetano, do blog VeC Garanhuns, moradores do loteamento Rosa Mística chegaram a fazer um abaixo-assinado e denunciar ao Ministério Público.

As principais ruas do bairro de Heliópolis estão sendo recobertas, pois também estavam muito esburacadas. A meta é que se chegue com a cidade organizada para o Festival de Inverno.

A função de uma oposição responsável é justamente esta, fiscalizar o executivo, verificar o que sendo feito e cobrar que seja de boa qualidade, em benefício da população. Com este assunto em mãos, a prefeitura pode exigir daqueles que vencem as licitações que façam os serviços esperados, nos prazos e com materiais de qualidade, como constam nos editais.

A prefeitura respondeu em outros blogs da cidade que os serviços de asfalto do Indiano e a reforma do CAIC ainda não terminaram, e que o CAIC está em melhor situação que antes, mas vândalos têm danificado o local. Os vereadores discordam, dizem que as obras já terminaram, e que o contrato já tem aditivos para limpeza final da obra. As obras de asfalto de ruas do Indiano e da Vila Lacerdópolis, com seus aditivos, também chegaram próximo aos R$ 2 milhões.

O posicionamento da prefeitura parece defender a empresa que está realizando os serviços, mas o ideal seria que a administração também fizesse uma avaliação, e tivesse uma visão crítica, pois se os vereadores, moradores das ruas beneficiadas e o Ministério Público já teceram críticas, então está na hora de analisar a operação de asfalto na cidade.

Ao final da nota à imprensa, os vereadores informam que vão acionar o Ministério Público e o Tribunal de Contas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.