Garanhuns fechou em 2015 um total de 290 postos de trabalho com carteira assinada, destes 186 foram no comércio. O saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do ano foi resultado de 4.580 contratações e 4.870 demissões, conforme divulgação feita pelo ministério nesta quinta-feira, 21.
O dado do ano passado mostra deterioração na situação do emprego, se comparado com o ano anterior. Em 2014, o quadro foi melhor sendo geradas 226 vagas formais. O Saldo do ano passado também tinha sido negativo mas, como á série é feita com ajuste, quando se incluiu dados entregues com atraso pelas empresas, a situação se inverteu e a Cidade das Flores registrou mais contratações do que demissões ( 5.341 CONTRATAÇÕES/ 5115 DEMISSÕES)
Comércio tem queda no nível de emprego em Dezembro
No mês de dezembro de 2015, o comércio de Garanhuns fechou fechou 40 vagas formais de emprego, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) são fruto de 139 contratações e 179 demissões no setor que mais emprega na cidade e em um mês onde geralmente as vendas aumentam com as compras de Natal. O resultado foi inferior ao registrado em dezembro de 2014, quando o dado ficou negativo em 76 vagas pela série sem ajuste, que não considera dados enviados com atraso pelas empresas. Se pegarmos todo o ano de 2015, o comércio de Garanhuns contratou 2.254 e demitiu 2.440 formando um saldo negativo de 186 postos de trabalho fechados.
AGORA COMIGO: Se em dezembro, que é geralmente um mês bom para o comércio, que faz mais contratações, o saldo foi negativo para o emprego, imaginem o que pode acontecer daqui pra frente, com a crise instalada no país e as expectativas ruins para 2016.
É hora de poupar, evitar dívidas e usar a criatividade.